Mulheres unidas, negócios em evidência

Mulheres unidas, negócios em evidência

Bolsa de Valores, grupo de empreendedorismo feminino, visa ampliar o network e fomentar novos negócios 

Com o objetivo de reunir mulheres empreendedoras a fim de impulsionar seus negócios, um grupo de quatro amigas de Curitiba criou, em 2015, a Bolsa de Valores. Inicialmente presente apenas no Facebook, em um grupo privado, a iniciativa foi rapidamente se expandindo com a chegada de novas parceiras. A ideia de “trocar figurinhas” e ajudar umas às outras a divulgarem seus produtos e serviços, se difundiu e o grupo hoje já atua não só no on-line, mas também no off-line. 

No início, cada uma das idealizadoras tinha seus motivos pessoais para acreditar que unir forças renderia bons frutos aos empreendimentos. Ariadne Zippin, por exemplo, tem uma história de superação que a fez enxergar o mundo com outros olhos. Hoje proprietária da Pani em Casa, uma panificadora móvel que percorre os bairros da capital paranaense, ela vivia uma rotina frenética, se dividindo entre ser professora de marketing, gerenciar uma distribuidora de produtos pet e uma empresa de consultoria e, ainda, presidir uma ong. A correria diária era tanta que a saúde “mandou um aviso”: Ariadne teve um AVC. Foi aí que ela “pisou no freio” e repensou em seu estilo de vida. Foi por meio da Pani em Casa – negócio que montou para poder ter mais qualidade em seu tempo - que ela pensou em fortalecer uma rede feminina de networking. “Estamos conseguindo transformamos pessoas com o empreendedorismo em comum em amigas e, assim, ajudamos também a aumentar cada vez mais o alcance dos negócios”, conta Ariadne, que por onde vai com sua van, leva uma das frentes do Bolsa de Valores – O bolsa Físico – uma sacola contendo os materiais de divulgação (flyers, folders e cartões de visita) das associadas do projeto. 

Além do grupo virtual privado e da divulgação com a Pani Móvel, existe o site da Bolsa de Valores Digital que se divide em três partes: cursos, palestras e congressos para incentivar a capacitação de empreendedores e contribuir na geração de insights para seus negócios.  Lá também é possível encontrar um blog com dicas de empreendedorismo e histórias inspiradoras. 

Recentemente, complementando a terceira parte do projeto, foi lançado um portal de negócios, com foco em divulgar o trabalho das integrantes da Bolsa de Valores. Flávia D´Avila, outra idealizadora da iniciativa, explica o motivo de se criar mais essa ferramenta. “Notamos que o grupo no Facebook gerava negócios de forma imediata, porém não a longo prazo, pois na correria que vivemos é mais fácil perguntar quem faz novamente, do que lembrar de quem postou um serviço a um mês atrás. Foi aí que veio a ideia do portal. Lá, deixamos de forma estática a vitrine destes empreendedores, para ser mais ágil a visualização e fácil de relembrar o serviço postado já com os contatos, facilitando que o consumidor não perca tempo” explica Flávia. 

O portal hoje conta com mais de 70 empreendedores associados de diversos segmentos. 

Mais informações:

·         www.bolsadevaloresdigital.com.br

·         Facebook.com/bolsadevaloresdigital

·         Idealizadoras: Ariadne Zippin, Flávia D’Avila, Laura Carrara e Connie Panzeter