Não deixe a intoxicação alimentar estragar as comemorações
Médica do Pilar Hospital dá dicas para ficar longe dessa vilã durante as festas
A intoxicação alimentar surge, principalmente, nos períodos de grandes festas e os riscos aumentam no verão. Náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre são alguns dos sintomas. E é por isso que é bom ficar atento durante as festividades de fim de ano.
Quem for aproveitar as festas na praia vale a pena tomar algumas medidas preventivas para não estragar as comemorações. Segundo a Dra. Andréa Cristina Chromiec, coordenadora e plantonista do Pronto Atendimento do Pilar Hospital, em Curitiba (PR), observar a higiene pessoal do vendedor ambulante é o primeiro passo. Dar preferências a frutas e alimentos embalados também é uma boa pedida. “Evitar consumir alimentos contendo cremes e maioneses é uma boa solução para aqueles que não querem passar as festividades no hospital. Também é muito importante lavar as latinhas de bebidas antes de abri-las”, aconselha a médica.
Nos restaurantes os cuidados também devem permanecer. “É sempre importante observar a organização e limpeza do ambiente. Na hora de comer, opte por carnes e pescados cozidos”, indica.
Mas, se mesmo com todos os cuidados surgirem sintomas como: sede excessiva, boca seca, fraqueza, sonolência, vômitos persistentes, febre alta e diarreia intensa, é fundamental procurar atendimento médico. O tratamento deve ser iniciado com a reposição dos líquidos perdidos e, eventualmente, uso de medicamentos específicos. Além disso, é preciso adotar uma dieta leve, preparada com alimentos cozidos, feitos na hora, sem conservantes e gorduras, como arroz, legumes cozidos e sem casca, bolacha água e sal, carne grelhada e sopas, são alguns alimentos que ajudam o organismo a ganhar mais energia para a recuperação.
A prevenção começa com atitudes simples, como lavar bem as mãos e os alimentos antes de ingeri-los. “Prestar atenção à procedência da comida, sobretudo, carnes, laticínios, peixes, e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los”, explica a médica.
Sobre o Pilar Hospital
Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.
Sobre a Hospital Care
A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.