Natura ingressa no varejo com inauguração de loja própria em São Paulo
Com foco na experimentação de produtos, marca tem novo endereço no Morumbi Shopping
A Natura, multinacional brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, inaugurou a primeira de uma rede de lojas próprias no Brasil, no Morumbi Shopping, em São Paulo. O espaço de 68 m2 traduz o universo da marca em um ambiente que preza pela experimentação dos produtos e pela qualidade de serviço aos clientes.
A escolha do modelo da loja foi realizada de forma inovadora e colaborativa, com a participação dos próprios clientes, além de consultoras e colaboradores da Natura. O processo foi iniciado em novembro de 2015, com a construção de dois protótipos de loja na sede da Natura, em Cajamar (SP). A escolha foi definida a partir dos resultados de pesquisa de satisfação, e a Natura elegeu o projeto que proporcionou a melhor experiência aos visitantes.
“As lojas físicas contribuirão para gerar experimentação e conhecimento de nossa marca, com efeito positivo para todos os canais. Alguém que comprou na loja hoje pode comprar com uma consultora em outra ocasião”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura.
A loja terá um portfólio amplo e selecionado, com experimentação de produtos de categorias diversas em um único lugar, como maquiagem, perfumaria, corpo, rosto e sabonetes. O espaço conta com duas mesas centrais equipadas com espelhos, provadores de perfumes e pia, para que os clientes possam provar os produtos da marca à vontade.
“Nossa preocupação com o serviço ao cliente permeou todo o processo. Buscávamos um ambiente em que as pessoas se sentissem à vontade para ter contato com os produtos e vivenciar os valores da marca”, explica João Paulo Ferreira, vice-presidente comercial da Natura.
O projeto escolhido foi criado pelo escritório de arquitetura Santa Irreverência, de Niterói (RJ), e a comunicação visual da loja ficou a cargo da agência de visual merchandising Vimer.
Cerca de 500 consumidores, consultoras e colaboradores da marca foram convidados para conhecer os modelos de loja instalados na sede da Natura e realizar suas compras, avaliando as experiências em cada um dos protótipos. O público respondeu a pesquisas quantitativas e qualitativas conduzidas pela Sense Envirosell, empresa especializada em estudos mercadológicos para o varejo.
O compromisso da Natura com a geração de impactos sociais e ambientais positivos também se reflete na loja, a partir das escolhas dos materiais, desde as luminárias até o piso. Toda a madeira da loja é de demolição, proveniente de fachada de casas do Sul do país, a iluminação é em LED e as campanhas são apresentadas através de projeção mapeada nas paredes, reduzindo o uso de papel.
A experiência sensorial da loja é complementada pela trilha musical, formada exclusivamente por artistas nacionais patrocinados pelo programa Natura Musical, e pela assinatura olfativa, que remete à fragrância de Erva Doce, um clássico da Natura.
Multicanalidade
Além da loja física, a Natura implementou outras iniciativas como parte de sua estratégia multicanal neste ano, como a comercialização da linha Sou em farmácias e o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis Natura Sempre Presente. Desde o fim de 2014, a companhia também mantém a plataforma de consultoria digital Rede Natura.
Líder em venda direta no Brasil, a Natura avança em sua estratégia multicanal ao mesmo tempo em que investe na revitalização e digitalização da venda direta, principal canal de atendimento aos consumidores, com novos meios de pagamento e desenvolvimento de aplicativos exclusivos para as consultoras.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela Rede Natura. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook,Instagram, Twitter e Youtube.