Natura mobiliza R$10 milhões para apoiar a sua rede em regiões afetadas por queimadas  

Natura mobiliza R$10 milhões para apoiar a sua rede em regiões afetadas por queimadas 

Entre as ações, marca lança campanha Natura Ekos Ryos. A cada fragrância vendida, R$5 serão doados para prestar assistência às regiões mais impactadas

Diante das recentes queimadas e secas históricas que assolam diversas regiões do Brasil, em especial a Amazônia, a Natura está mobilizando R$ 10 milhões em ações emergenciais para apoiar a sua rede de Consultoras de Beleza, colaboradores e sociedade civil. Entre as iniciativas e para engajar os consumidores nesse movimento, a companhia está lançando a campanha Natura Ekos Ryos. A cada venda de qualquer fragrância de Natura Ekos Ryos Vivo, Chuva ou Festa por meio de qualquer canal da marca, a Natura doará R$5 para organizações sem fins lucrativos que prestam assistência às populações mais afetadas.

Até agora, o montante mobilizado pela empresa inclui a doação de mais de R$ 400 mil para Consultoras de Beleza, comunidades de relacionamento e sociedade para a aquisição de itens de primeiras necessidades, como cestas básicas, água e produtos de higiene, e a prorrogação de prazos de pagamento de mais de 18 mil boletos de cerca de 11 mil Consultoras de Beleza nos estados que decretaram emergência, como Acre, Amazonas e Rondônia, totalizando 7,74 milhões de reais. O restante do valor será direcionado para o fortalecimento da Central Social Natura - canal de atendimento para Consultoras que oferece gratuitamente serviços como assistência social, telemedicina e psicologia - e outras necessidades que estão sendo mapeadas pelas equipes da Natura junto às comunidades e autoridades locais. Esta é a segunda vez no ano que a companhia ativa seu protocolo de calamidades, após as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.

“Temos acompanhado com profunda preocupação o impacto devastador das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, a saúde das populações locais e a economia do país. Desde o agravamento das queimadas e da seca no Norte, em junho, já registramos mais de 100 acionamentos na nossa Central de Apoio Social. Estamos ouvindo atentamente as necessidades das comunidades afetadas e a campanha Natura Ekos Ryos foi uma das sugestões da nossa rede para engajar mais pessoas nessa mobilização”, diz Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura.

Para ampliar o alcance das ações, a Natura também mantém parceria com órgãos públicos, empresas e organizações, como a Defesa Civil do Amazonas, para a doação de produtos de higiene de primeira necessidade a cerca de 500 famílias, e o Sistema B e a ONG Amazônia Viva, para doações de cestas básicas. A Natura também colabora com a ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA), que lidera uma campanha de arrecadação de recursos para apoiar até 5 mil famílias amazônidas com a entrega de filtros portáteis de micromembrana. Os equipamentos ajudam a reduzir os problemas causados pela insegurança hídrica em locais com água imprópria para consumo.

“A sociedade e as empresas não irão mais prosperar com as mesmas práticas de negócios que contribuíram para agravar a crise climática. Precisamos de compromisso e ações efetivas que promovam a regeneração socioambiental. Isso inclui, por exemplo, a descarbonização dos negócios e a adoção de práticas regenerativas. Recentemente, lançamos um plano abrangente para zerar as nossas emissões de carbono até 2030. Esperamos que outras empresas também se engajem nesse movimento, pois sem a natureza, não há possibilidade de vida na Terra”, finaliza Agenor.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.