Número de usuários do Linkedin em trabalho 100% remoto já é maior que o formato híbrido, aponta estudo inédito da Gombo
Time de pesquisadores da agência, que é especializada em projetos e criadores de conteúdo nesta plataforma, entrevistou quase três mil usuários ativos em todo o país e ainda brasileiros que vivem no exterior
A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn. A empresa conta com um time de pesquisadores e acaba de finalizar um estudo inédito, “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn”, que procurou entender como os usuários da plataforma se relacionam com ela. Os resultados da parceria entre a Gombo e a patrocinadora da pesquisa, Lumen Academy, comprovam, por exemplo, que o número de profissionais que trabalham no modelo 100% remoto já é maior que o formato híbrido.
De acordo com o estudo, o modelo de trabalho tradicional que exige a presença diária dos profissionais nas empresas ainda forma a maioria com 32,5% dos respondentes. Contudo, este grupo está a apenas 6% acima daqueles que trabalham em modelo totalmente remoto, que representa 26% da amostra.
“Com essa nova onda de aumento de casos de coronavírus e a iminente possibilidade de novas recomendações de precaução para conter sua proliferação, em um ano essa realidade já deve ser inverter e empresas ainda resistentes ao home office devem rever suas regras e cultura organizacional”, prevê Erih Carneiro, Cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice.
Erih Carneiro ainda acrescenta que “um fenômeno importante a ser destacado nos resultados do estudo é que o número de pessoas full-time em trabalho remoto já é um pouco maior do que o formato híbrido, que corresponde a 24,5%. Isso contraria todas as previsões de especialistas que diziam que o futuro seria do revezamento do trabalho parte em casa e parte nas empresas”.
Profissionais empregados utilizam LinkedIn para monitorar outras vagas
O estudo também mostra que 16,3% dos entrevistados se identificam como desempregados. Contudo, 35,2% afirmaram utilizar o LinkedIn, prioritariamente, para busca de novas oportunidades de trabalho.
“Sabemos que a plataforma é uma das mais importantes ferramentas de recolocação, seja para os profissionais ou para os recrutadores. Porém, a comprovação de que tanta gente que está empregada utiliza o LinkedIn para monitorar novas oportunidades é um fenômeno importante que deve ser levado em consideração por empregadores, profissionais de recursos humanos e até head hunters que já têm a tradição de abordar pessoas em atividade com novas propostas”, destaca Erih Carneiro.
Além disso, a rede tem mudado bastante o seu posicionamento nos últimos anos, transformando-se em uma rede social com um foco especial no mundo corporativo e do trabalho. Para Dimitri Vieira, cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice, “essa mudança da rede pode ser percebida no crescente foco dado às pessoas criadoras de conteúdo da rede e com a criação do ‘Programa de Aceleração LinkedIn Creator’, que contou com a participação de Patrícia Pousa, especialista em saúde do trabalhador e Thomas Nader, especialista em recursos humanos, ambos do Time de Especialistas da Gombo”.
Grande potencial para relacionamento de marcas com clientes
Conhecimentos sobre o comportamento também são extremamente importantes para qualquer empresa que use o potencial da plataforma para impactar e engajar clientes, afinal, 91% dos entrevistados afirmaram acessar a plataforma frequentemente ou muito frequentemente.
Os dados obtidos pela pesquisa dão indícios de que o LinkedIn tem potencial para ser um espaço a mais para as marcas estarem em evidência. “A presença das pessoas criadoras de conteúdo dentro da plataforma, somada aos esforços que a rede tem feito para mantê-las engajadas é uma mistura perfeita para nós da Gombo e para empresas”, pontua Erih Carneiro.
Além disso, são usuários que usam de forma massiva as funcionalidades oferecidas pelo Linkedin. 67% estão em empresas que possuem páginas de negócios na rede, 70% participam de grupos, 66% já encontraram uma oportunidade de emprego ou negócio e 49% já clicaram ou abriram mensagens de conteúdo patrocinado.
Sobre a metodologia
O estudo “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn” foi liderado pelos pesquisadores Cristian Schaefer, Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e especialista em Comportamento do Consumidor, e Alisson Pereira, Antropólogo, Mesre em Antropologia Sociocultural pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialista em Antropologia do Consumo.
A pesquisa teve a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma, independente da frequência, de todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior. Para criar uma amostra que fosse representativa do universo ativo no LinkedIn, os pesquisadores criaram uma metodologia exclusiva em forma de cascata que selecionou inicialmente um pequeno grupo representando todos os diversos perfis de usuários, formado pelo time de pessoas especialistas da Gombo e, a partir deles, adentrou cada em uma de suas redes na plataforma criando um recorte de como o brasileiro se comporta dentro da rede.
Sobre a Gombo
A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais para o LinkedIn. Uma startup jovem, em atividade desde agosto de 2021, que traz um board com grande experiência. Fundada por Erih Carneiro e Dimitri Vieira, ambos LinkedIn Top Voices da plataforma.
Erih Carneiro é formado em Contabilidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho e foi Visiting Scholar na Universidade de Surrey (Reino Unido). Partiu para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil, onde atuou nos segmentos de alta renda, corporate e estratégico.
Dimitri Vieira é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Universidade de Brighton (Reino Unido). O profissional é ex-Rock Content, onde atuou como especialista de marketing e professor, e também é escritor, mentor e criador de conteúdo.
Tânia Chaves, uma mulher negra, 50+ e fundadora da Academia de Diversidade, que além de ter cursos e palestras sobre diversidade, equidade e inclusão da própria fundadora, é um hub de talentos para a área.
Dirlene Silva é economista de formação, conselheira 101, palestrante, mentora e se destaca como uma das poucas economistas negras a estarem em evidência nas mídias e redes sociais.
Patrícia Pousa é Doutora em Saúde, executiva de pessoas e cultura, palestrante, professora da FGV e aborda temas como liderança, gestão de pessoas humanizada e saúde do trabalhador.
Thomas Nader é um homem trans, palestrante, é gestor de pessoas e aborda temas como liderança inclusiva e como as organizações podem ser mais respeitosas no processo de contratação de pessoas da comunidade trans.
Alisson Pereira é antropólogo e Especialista Sênior em Treinamento e Desenvolvimento da Lindt & Sprüngli Brasil. Cientista social com mestrado em antropologia, o foco do trabalho de Alisson está na pesquisa, consultoria e treinamento em comportamento do consumidor e na experiência do cliente e atendimento ao cliente.
Cristian Schaffer é aluno de Doutorado e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Também é professor convidado da Pós-Graduação em Estratégias Digitais no UniCeub universidades. Nos últimos anos, participou de consultorias e pesquisas de mercado, palestras sobre pesquisas de mercado, inbound marketing, neuromarketing, dentre outros assuntos. Cristian se faz presente no LinkedIn produzindo conteúdo sobre marketing, comunicação, tecnologia e comportamentos de consumo.
Gombo
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