"O ESG entrará nas empresas por consciência, inteligência ou necessidade", avalia especialista

"O ESG entrará nas empresas por consciência, inteligência ou necessidade", avalia especialista

Luiz Fernando Lucas, especialista em ESG, compliance e integridade, é autor do livro "A Era da Integridade"

É clara a relevância que a agenda ESG (sigla em inglês para políticas ambientais, sociais e de governança) vem recebendo nos últimos tempos. Uma pesquisa divulgada na semana passada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a XP corretora apontou que não apenas os stakeholders, mas o próprio mercado financeiro influencia e pressiona o ambiente corporativo a buscar melhorias alinhadas com esse propósito. 86% dos entrevistados afirmaram que as organizações que não adotarem uma gestão alinhada ao ESG sofrerão impactos negativos no futuro.

Para o especialista em ESG, compliance e integridade Luiz Fernando Lucas, autor do livro “A Era da Integridade – Homo Conscious – A Próxima Evolução” (Editora Gente), três pontos têm potencial para fazer as organizações reagirem a essas mudanças tão necessárias: a consciência, a inteligência ou a necessidade. “No ideário, a agenda não deveria ser construída sobre um movimento reativo ou por pressão, mas sim pela consciência do impacto e da importância dessas ações na construção de um futuro melhor. Mas, se não for por consciência, ainda pode ser por inteligência, pois uma empresa verdadeiramente ESG consegue atrair mais investidores, manter melhores talentos e conquistar mais oportunidades de negócios com esse público cada vez mais exigente. Por fim, se não se alinhar por consciência ou inteligência, terá de o fazer por necessidade. Afinal, esse é apenas o início dessa nova era no mundo dos negócios e aparentemente veio para ficar”, avalia o especialista.
O especialista está à disposição para entrevistas. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Sobre a fonte

Luiz Fernando Lucas é intelectual, escritor e palestrante. É autor do best-seller "A Era da Integridade - Homo Conscious - A Próxima Evolução" (Editora Gente) e especialista em integridade, ética, ESG e compliance. É formado em Direito pela Universidade de Rio Preto (URP) com MBA em Management & Marketing pela American University Kodog School of Business (UKS) em extensão da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Luiz Fernando Lucas ocupou cargos de liderança e direção como empreendedor e executivo em empresas de vários segmentos e portes. Atuou nas áreas de contratos, sucessão, societária e tributária, aproximando-se cada vez mais do tema integridade. Atualmente é diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e membro da Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Como consultor, Lucas prestou serviços para importantes empresas, como Farmacêutica Organon, O Boticário, Totvs, Merial, Microsoft, Peoplesoft, HP, Vivo, Volkswagen, Universidade Anhembi Morumbi e Bridgestone-Firestone. Por cinco anos foi professor de pós-graduação na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nas disciplinas de planejamento estratégico, comunicação, marcas e marketing.

Em 2012, foi selecionado para o programa FLW (Future Leaders for the World), em Istambul, na Turquia. Ativista por cidadania e consciência na área pública e política, fundou em 2009 o Instituto Acordem e Progresso, com o qual conquistou o Prêmio TOYP Brasil 2011 (The Outstanding Young Persons of the World), prêmio patrocinado pela Junior Chamber International (JCI) - ligada ao Fórum Econômico Mundial. O movimento contribuiu na disseminação de conhecimento e consciência de cidadania e política entre a população de São José do Rio Preto.

Casado há 20 anos e pai de três filhos, Lucas é ativista nas áreas cidadania, sustentabilidade e expansão da consciência individual e pública. Nas áreas institucionais e associativas, teve atuação em diversas entidades sociais, como Conselheiro da AACD São José do Rio Preto e fundador do Instituto Ilumine.