O ouvir no processo de aprendizagem
Aluno desatento, distraído, com dificuldade para entender conteúdos e baixo rendimento escolar. O problema pode estar no ouvido. A audição exerce um papel fundamental nas etapas do desenvolvimento infantil, garantindo informações que propiciam a aquisição da linguagem oral e assegurando a integridade do desempenho educacional. Diversos estudos comprovam uma associação importante entre a ocorrência de pequenas alterações auditivas ou de fala e a dificuldade no processo educacional. Há 18 anos, a Escola Atuação promove avaliações auditivas para seus alunos do Jardim I ao 5º ano. O objetivo é detectar ainda na tenra idade possíveis problemas auditivos, que estão intimamente ligados à concentração e dificuldades de aprendizagem.
A exemplo de países americanos e europeus, a triagem auditiva deve ser realizada anualmente, para que pequenas alterações não interfiram no processo de aprendizagem. “A criança que apresenta o processamento auditivo alterado, pode demonstrar algumas dificuldades, como ouvir da professora dois comandos e atender somente um deles, pois não consegue gerenciar neuralmente os dois. Em outros casos, os problemas aditivos podem provocar déficit de atenção severo, o que prejudica muito o desenvolvimento pedagógico”, explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Data e horário: terça-feira, dia 08 de março, o dia todo
Local: Escola Atuação - Sedes Boqueirão e Santa Quitéria