O que faz e como funciona o trabalho do Personal Shopping no Brasil, segundo a AICI Brasil - Associação Internacional de Consultoria de Imagem
Muitas pessoas gostariam de aprender a fazer melhores compras, mas têm dúvidas de como funciona um serviço de Personal Shopping no Brasil ou não sabem que existe essa possibilidade. A AICI Brasil explica como funciona e responde perguntas mostrando os benefícios de contratar esse profissional
Os Consultores de Imagem da AICI Brasil são as pessoas aptas para entregar esse serviço de Personal Shopping com qualidade e profissionalismo, pois eles tem bagagem e conhecimento técnico profundo do cliente, das lojas e do momento de moda na região. Para ele é dado o nome de Personal Shopper, ou seja, comprador pessoal. Personal Shopping seria o serviço de compras pessoal a ser contratado.
Para entender mais, a vice-presidente Fernanda Luchesi e os membros da AICI Brasil responderam perguntas sobre o assunto:
Quando contratar um serviço de Personal Shopping?
O Personal Shopper vai ajudar você a encontrar as melhores peças de roupas e/ou acessórios para a sua necessidade de forma assertiva e rápida. Normalmente o cliente contrata um serviço de Personal Shopping para alguns momentos. O primeiro seria após ter feito outros serviços de Consultoria de Imagem, como, análise de coloração pessoal, onde encontra-se as melhores cores que enfatizam sua beleza. Como tambem ter feito uma visita no seu armário para justamente potencializar o que se já tem dentro dele, e apenas comprar o que realmente está faltando para conectar melhor as peças. O segundo momento seria para uma ocasião especial, como viagem, casamentos e festas.
O cliente pode querer dar uma atualizada no armário e o Personal Shopping também cairá como uma luva.
Por que contratar um serviço de Personal Shopper?
Hoje em dia não queremos perder tempo, nem dinheiro. Estamos em busca de sermos mais assertivos, práticos e rápidos, por isso esse serviço é perfeito para esse momento. Muitas pessoas odeiam fazer compras, pois ficam confusas, tem medo de errar e não querem mais gastar dinheiro e sentir que ainda sim não fizeram as compras certas. Por isso, a Consultora de Imagem de compras vai deixar todo o processo mais fácil, tranquilo e até divertido! Outras pessoas amam comprar, e querem um especialista para achar aquela peça especial e cheia de autenticidade.
Outras vantagens são:
• Conhecer marcas novas: Os Consultores da AICI Brasil têm acesso a muitas marcas diferenciadas, nacionais e internacionais que não estão no radar do público em geral. Caso o cliente esteja buscando marcas com alta consciência ambiental e social, ele pode buscar por uma Consultora de Imagem focada em Consumo consciente. Ou mesmo uma pessoa Vegana, pode precisar de ajuda para encontrar marcas com essa proposta quando vai sozinha num shopping tradicional.
• Aprender a comprar melhor e mais consciente: Ninguém quer gastar dinheiro à toa, principalmente pós pandemia, então a Consultora de Imagem de Compras vai ensinar você a escolher melhor suas peças olhando os tecidos, o caimento, os acabamentos, além de lhe ajudar a entender o que fica de fato bom no seu corpo, e irá traduzir o objetivo de imagem que você deseja para aquele momento.
• Economizar tempo: A Consultora de Imagem de compras tem um olhar apurado do que ela precisa encontrar e onde encontrar, então as compras são selecionadas de maneira mais rápida e efetiva de acordo com a lista de compra do cliente. Algumas podem fazer o pré-shopping ou não.
• Não gastar dinheiro em compras erradas: Quantas vezes não compramos algo, que ao chegar no armário, não conseguimos usar com nada, ou não combina com nada? A consultora irá ajudar a pensar em maneiras de usar as compras de pelo menos 2 formas diferentes com o que você já tem em casa.
• Se conhecer melhor e sentir-se mais confiante: O consultor ensinará o que de fato combina com seus objetivos e biótipo, lhe dando apoio para que você conheça os caminhos para as melhores escolhas.
• Ter uma experiência melhor de compra: Quem não gosta de sentir que fez um bom trabalho e uso do seu tempo? A consultora vai fazer de tudo para que você tenha um momento agradável, tenha mais facilidade de decisão e encontre seus tesouros com mais rapidez. Será praticamente uma aula de como fazer compras com uma expert, tendo um tratamento diferenciado nas lojas e sentindo-se especial.
Como contratar um serviço de Personal Shopper?
Para contratar um serviço de Personal Shopping você deve procurar uma Consultora de Imagem que oferece esse serviço. No site da AICI, Associação Internacional de Consultores de Imagem, você consegue selecionar por região, especialidade ou até certificação. Sempre busque olhar os canais de comunicação dessa profissional para encontrar depoimentos e se identificar com seu trabalho.
Quanto custa o serviço de um Personal Shopper?
O valor do serviço de Personal Shopping vai depender se for por horas ou pacote. No entanto um serviço por hora pode ser em média de R$ 200 a R$ 700. Quanto mais experiente a Consultora, mais alta será sua hora de trabalho. O valor para o serviço online varia de R$ 100 a R$ 1.000. Caso seja feito virtual ao vivo, o valor poderá ser tanto quanto presencial.
Quanto tempo dura o serviço de um Personal Shopping?
O serviço de Personal Shopping pode durar de 1 a 8 horas por dia, dependendo da lista de compras. Caso sejam muitas peças, o serviço pode ser dividido em vários dias para não ficar cansativo. O importante é que ambas estejam focadas em encontrar as peças o mais breve possível sem enrolação. Pode levar em consideração, dentro do serviço, o tempo de alimentação e lanchinho, que fica a critério do cliente parar ou não, mas que será computado na conta, pois a Consultora estará totalmente à disposição do cliente. Tudo é sempre bem combinado entre as partes. Caso seja uma contratação para serviço de Personal Shopping para vestido de noiva, ou formatura, o prazo pode ser mais longo, pois é uma compra mais sensível, que depende de agendamentos nas lojas.
Onde encontrar um Personal Shopper?
Os Personal Shoppers ou consultores de compras podem ser encontrados na AICI, Associação Internacional de Consultores de Imagem. Pergunte para amigas que já fizeram ou entre no site da AICI e encontre a que você mais se identifica com você.
Sobre a AICI - Associação Internacional de Consultores de Imagem
A Association of Image Consultants International (AICI) é a principal e maior associação profissional de consultores de imagem pessoais e corporativos do mundo. Uma organização sem fins lucrativos, a AICI dedica-se a aumentar o nível de profissionalismo e aprimorar o reconhecimento dos consultores de imagem.
Os membros da AICI Brasil aconselham clientes individuais e corporativos em aparência, comportamento, habilidades de comunicação, etiqueta e protocolo internacional. Como especialistas em consultoria de imagem, eles orientam os clientes a atingir seus objetivos específicos com autenticidade, credibilidade e confiança. Apoiando o desenvolvimento da profissão de consultoria de imagem, a AICI Brasil reúne indivíduos e empresas que procuram serviços de consultoria de imagem com o especialista apropriado.
A AICI Brasil aprimora os padrões do setor por meio de um rigoroso programa de certificação em três níveis e realiza a principal conferência anual de consultoria de imagem do mundo a cada 2 anos. Além de oferecer aulas de educação continuada para consultores de imagem, atua como a voz da profissão de consultoria de imagem e a fonte definitiva da mídia para especialistas em questões e eventos atuais que podem afetar a profissão de imagem.
Serviço:
www.aicibrasil.org
*Próximos eventos:
05/10: Evento on-line "Os segredos do vestuário masculino", promovido pelo Núcleo Regional Santa Catarina. Evento exclusivo para membros.
20/11: Vozes AICI Brasil.
Para se inscrever: Site AICI Brasil