“Obra&Arte”: projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design
Iniciativa do Instituto A.Yoshii chega à terceira edição com oficinas em parceria com o arquiteto e urbanista Fabrício Roncca. Os colaboradores transformam materiais não utilizados nas obras em itens de decoração e mobiliário
Vergalhões de aço, pastilhas de vidro, madeirite e tubos de PVC: como esses resíduos, tão comuns em canteiros de obras, podem ter outro destino e aproveitamento, que não seja o descarte? A resposta está em uma iniciativa inédita na construção civil, o “Obra&Arte”, projeto do Instituto A.Yoshii que chega à sua terceira edição em Londrina (PR).
Da necessidade de se criar soluções sustentáveis para materiais não utilizados nas obras, surgiu a ideia de ressignificá-los com foco no design. A iniciativa social viabiliza a confecção de pendentes, luminárias, mesas e objetos de decoração, por meio de um trabalho desenvolvido por colaboradores da construtora. A ação já reaproveitou toneladas de materiais e resíduos que seriam descartados.
“Chegamos à terceira edição do projeto que, em anos anteriores, mostrou o quanto este trabalho é relevante do ponto de vista da sustentabilidade, ao reaproveitar resíduos da construção civil que seriam descartados e também do estímulo aos colaboradores que passam a ter um novo olhar sobre esses materiais, tão comuns no dia a dia de trabalho deles, para algo transformador, criativo e funcional”, afirma o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.
Instrumento de expressão pessoal
O arquiteto e urbanista Fabrício Roncca será o responsável pelas oficinas do projeto Obra&Arte em Londrina. Formado pela Universidade Estadual de Londrina, o renomado profissional reúne experiência de mais de 20 anos na área de projetos de arquitetura, interiores e design de mobiliário. O arquiteto possui prêmios como Ouro no A´design Award Italia (2019), Prata no A´design Award (2018), Prêmio Salão Design (2018) e Prêmio Museu da Casa Brasileira (2017).
Para ele, a funcionalidade do design também pode estar relacionada às emoções, sensações e outras perspectivas. “É aí que entram nossos valores. O design não é, e não deve ser, apenas uma forma exata de projetar e executar soluções. Ele pode influenciar, transformar e ajudar a construir um novo mundo. Nossos valores, quando compartilhados, são instrumentos fundamentais para essas ações”, diz. Depois de finalizadas, as peças serão expostas em uma mostra de arte.
Oficinas
A edição 2023 do “Obra&Arte” contará com a participação de cerca de 20 colaboradores da construtora, todos voluntários. O primeiro encontro será no dia 22 de junho, com uma palestra de iniciação sobre o projeto.
No dia 1º de julho, a construtora promoverá um workshop para apresentar ao grupo alguns conceitos básicos de design e questões relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O cronograma da iniciativa inclui mais três oficinas para ensinar e treinar os colaboradores. O projeto é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os participantes. “É uma experiência transformadora, que nos possibilita desenvolver diversos talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e o desenvolvimento das nossas equipes”, finaliza Aparecido.
Sobre o Instituto A.Yoshii
Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 16 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2022, o Instituto foi reconhecido pelo sexto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.institutoayoshii.org.br.