Ofertas personalizadas e programas de relacionamento são preferência de 72% dos brasileiros

Ofertas personalizadas e programas de relacionamento são preferência de 72% dos brasileiros

Ter um programa de fidelidade funcional e tecnológico faz toda a diferença para os novos consumidores

Os varejistas brasileiros estão cada vez mais focados em oferecer produtos e serviços personalizados a seus clientes. Segundo o Relatório do Varejo 2022, produzido pela Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a KPMG, 32% deles já começaram a pensar em estratégias de personalização de experiências para os clientes no online e no mundo físico. E isso não é à toa, afinal 72% dos consumidores gostam quando varejistas enviam anúncios ou sugestões personalizadas para eles.

O relatório mostra que eles estão dispostos e abertos aos programas de fidelidade. Afinal, 78% dos participantes dizem que fariam o download do aplicativo de uma loja para receber bônus ou recompensas. Outra forma de retorno, que deixaria 72% consumidores bastante satisfeitos, são os programas de relacionamento que funcionassem automaticamente por meio do cartão de crédito.

“Um dos benefícios trazidos pelo Comércio Unificado é a facilidade em identificar seus maiores clientes. Com uma base de dados real de comportamento tanto na loja quanto nas redes, preferências de compras e métodos de pagamento mais usados por eles, é possível criar promoções e ações pensadas para a realidade de cada um”, comenta Maria Isabel Noronha, vice-presidente de contas na Adyen.

Em contrapartida, o estudo também deixa claro que essa é uma área que ainda exige melhora e dedicação por parte dos varejistas. Apenas 26,5% dos varejistas relatam ter algum tipo de ação de fidelidade que leve em conta o histórico de compras online e offline de um consumidor. Para 62% dos respondentes, programas de fidelidade exigem tempo e esforço para valerem a pena e 60% dizem que raramente oferecem coisas que eles realmente querem ou usariam. Os planos para fidelização precisam ser mais fáceis, demandar poucas ações dos usuários e ofertar coisas que realmente despertem o interesse dos clientes.

“Gratificações, descontos e recompensas dadas de forma automática, seja pelo cartão de pagamento ou dados de identificação, são maneiras que tendem a agradar os clientes. Mas essas ações precisam ser pensadas de forma personalizada para cada perfil de cliente para que isso possa se tornar efetivo para os dois lados. Além disso, isso pode levá-los às redes sociais e app dos varejistas ou, até mesmo, os incentivarem a fazer o cartão próprio da loja”, completa a especialista.

Sobre a Adyen

Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.