Outubro Rosa: Águas Ouro Fino e Hospital Santa Cruz realizam ação em apoio às pacientes que passam por tratamento do câncer

Outubro Rosa: Águas Ouro Fino e Hospital Santa Cruz realizam ação em apoio às pacientes que passam por tratamento do câncer

Um passeio em meio a 6 milhões de m² de pura natureza marcou o início de outubro para pacientes que lutam pela cura do câncer de mama

Os casos de câncer de mama são responsáveis por 25% de todos os casos de câncer em mulheres no Brasil. Só este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), serão 59,7 mil novos diagnósticos. Por isso, o Outubro Rosa é um dos meses mais representativos dentro do calendário da saúde, época em que são realizadas grandes campanhas para destacar a importância dos exames preventivos e do acompanhamento médico periódico. Em 2019, além das ações tradicionais de conscientização, a Águas Ouro Fino e o Hospital Santa Cruz se uniram para apoiar pacientes que estão passando por tratamento e proporcionar um momento de contato com a natureza e alegria.

A ação foi realizada na Estância Hidromineral Ouro Fino que conta com mais de 6 milhões de m² e está inserida em um enorme cinturão verde de proteção ambiental. Acompanhadas pela equipe assistencial do Hospital Santa Cruz, cerca de 30 pacientes visitaram a sede da empresa em Campo Largo (PR) para uma tarde de atividades ao ar livre e contato com a natureza. Elas fizeram trilha, conheceram o mantenedouro de animais silvestres resgatados e visitaram a Cascata dos Amores. “Sempre procuramos motivar a prática de exercícios. Com o acompanhamento adequado, esse tipo de atividade ajuda na prevenção do câncer e também traz inúmeros benefícios durante o tratamento”, indicou o gerente médico do Hospital Santa Cruz, Dr. Rafael Moraes.

Ainda durante o passeio, as pacientes participaram de um café da tarde especial oferecido pela Ouro Fino. “É preciso ter muita força para vencer o câncer de mama. Por isso, como empresa, procuramos reforçar a rede de apoio às mulheres que lutam contra o câncer colocando nosso espaço à disposição e fazendo da luta delas, a nossa também”, contou a diretora da Águas Ouro Fino, Rosane Mocellin.

“Ao longo do tratamento, é natural ouvirmos muitas histórias e detalhes que que nos deixam para baixo. Então é preciso ter força e determinação para reagir, acreditar que tudo vai dar certo e vai ficar bem. Contar com o apoio da família e dos amigos é sempre fundamental”, destacou a recepcionista Marta Iracema Schlean, 49 anos, que recebeu o diagnóstico de câncer de mama no final do ano passado. “Ninguém quer ter câncer, mas se for pra ter, que se descubra cedo porque é uma corrida contra o tempo”, destacou ela durante a visita à Estância Hidromineral Ouro Fino. “O diagnóstico precoce é muito importante, porque quando é descoberto em estágio inicial, o índice de cura é superior a 90%”, completou o Dr. Rafael, lembrando que o autoexame também é um grande aliado.

Sino da Vitória

No Hospital Santa Cruz, toda vez que um paciente chega ao fim de um tratamento extenso, ele é convidado a tocar o sino da vitória instalado no saguão de entrada. A ação marca, simbolicamente, o fim do tratamento e o sucesso de uma longa caminhada que levou à vitória.