Paisagismo é diferencial em empreendimentos imobiliários

Paisagismo é diferencial em empreendimentos imobiliários

Construção civil alia sustentabilidade e espaços elegantes

A necessidade de preservação do meio ambiente anda, cada vez mais, sendo assunto importante não somente por ambientalistas, mas por toda a sociedade. Na construção civil, projetos que diminuam os impactos ambientais já são recorrentes. As construções sustentáveis representam 8,3% do PIB do setor de construção civil, de acordo com pesquisas realizadas em 2014 pela consultoria Ernst & Young, sendo que este tipo de construção tem crescimento médio de 30% ao ano. Por isso, projetos de paisagismo ganham a vez nos empreendimentos imobiliários. E, ao contrário do que se possa pensar, o paisagismo vai além de um pequeno canteiro de plantas. Em grandes empreendimentos, condomínios ganham uma extensa área verde, integrando o meio ambiente ao conjunto arquitetônico.

Segundo o diretor-geral da Construtora e Incorporadora Laguna, Gabriel Raad, o paisagismo em um lançamento imobiliário é de fundamental importância. "Além de agregar valor ao imóvel, gera qualidade de vida para os moradores e oferece momentos de lazer e convívio para a família", declara. Para Raad, há uma crescente valorização de áreas verdes e naturais. "As pessoas estão em busca de lugares tranquilos e seguros, ao mesmo tempo em que precisam estar em centros urbanos. Harmonizar os dois ambientes é o desafio para esses empreendimentos", acredita.

Previsto para ser entregue em 2019, o LLUM Batel, da Laguna, teve seu conceito de projeto paisagístico feito por Benedito Abbud, um dos paisagistas mais reconhecidos do país. O residencial terá grande vegetação no acesso de entrada, painel verde no acesso de veículos e caixas com jabuticabeiras. Além disso, o empreendimento é o primeiro residencial do país a receber a pré-certificação ambiental LEED – nível ouro. Tal selo define parâmetros de qualidade e sustentabilidade da obra.

Mas para que o paisagismo seja eficiente, é necessário estar atento a diversas condições. "Irrigação, condições de luminosidade, ventilação, umidade, tudo deve fazer o jardim ser um espaço funcional dentro dos edifícios", explica Raad. Para as construtoras que investem no paisagismo, diversos cuidados devem ser tomados, especialmente na manutenção. A escolha de materiais reciclados ou renováveis é essencial para manter a qualidade. As plantas de ciclo curto, por exemplo, devem ser trocadas com frequência.

Sobre a Laguna

A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certificação LEED Gold, o LLUM BATEL. Mais informações no site www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.