Pandemia: o que empresas podem fazer para ajudar
Lista Fortes Brasil divulga companhias que doam parte de seu lucro líquido para apoiar quem precisa
A pandemia do novo coronavírus (covid-19) atinge não apenas a saúde mundial, mas também o setor econômico. A quarentena e o isolamento social impostos para prevenir a contaminação reduziu o ritmo do consumo e fez com que empresas fechassem as portas momentânea ou permanentemente.
Mas há também iniciativas que promovem a união e a solidariedade em prol de quem precisa. É o caso da Lista Fortes Brasil, criada pelo ator e diretor Caco Ciocler e divulgada no dia 9 de abril. O objetivo é incentivar a doação de ao menos 1% do lucro líquido de 2019 de empresas que possam ajudar nesse momento. De acordo com o idealizador do projeto, mostrar que há alternativas é um papel de todos, principalmente durante tempos difíceis como esse. “A lista Fortes Brasil é uma alternativa para ajudar a quem precisa e também para apoiar as empresas participantes. Durante e depois da pandemia elas ganham visibilidade por estar participando dessa iniciativa positiva e com certeza o olhar do consumidor está sendo direcionado para realizar o consumo de forma mais consciente do ponto de vista social”, analisa Ciocler.
O destino da doação é escolhido pela empresa, para a entidade e causa que mais se identifica, tornando o processo transparente e direto. Ao fazer a doação, as empresas contam com a divulgação de um time de peso, incluindo atores, atletas, intelectuais e formadores de opinião renomados. Fazem parte da lista as Lojas Americanas, Itaú Unibanco, Votorantim, Condé Parfum e YES Intercâmbio - Young Education Studies, entre outras. Até meados de maio, a iniciativa já arrecadou mais de R$ 150 milhões que estão sendo destinados para instituições sem fins lucrativos que apoiam a população em situação de vulnerabilidade.
O CEO da YES Intercâmbio, Diogo Rodrigues, explica que mesmo com o fluxo de caixa reduzido em função da pandemia, a empresa procurou meios de ajudar a quem precisa. "Com o impedimento de viagens internacionais, sentimos também a paralisação da economia, mas são medidas necessárias para a manutenção da saúde de todos. Por isso, decidimos também doar parte do lucro de 2019 para apoiar instituições e famílias que precisam de solidariedade nesse momento", comenta. "Manter a sustentabilidade da empresa é pensar na economia, nos colaboradores, clientes e também na comunidade", completa Rodrigues.