Pilates em Casa é uma alternativa acessível para a prática de atividades físicas  

Pilates em Casa é uma alternativa acessível para a prática de atividades físicas

Além de fortalecer o corpo, o exercício ajuda na redução do estresse e uma rotina mais saudável

A quarentena por conta da Covid-19 abriu as portas para uma revolução digital. Entre as heranças deixadas, uma delas é a possibilidade de realizar atividades físicas em casa, com uma orientação online e sem precisar de aparelhos específicos. Considerando ainda que tempo e dinheiro são recursos preciosos, o Pilates em Casa chega como uma solução prática e acessível para quem deseja cuidar da saúde sem complicações.

Essa modalidade permite que pessoas de diferentes perfis pratiquem seus exercícios no conforto de seus lares, eliminando a necessidade de deslocamentos, matrículas em academias ou equipamentos sofisticados. Além disso, com a popularização do acesso à internet e de vídeos guiados por profissionais, fazer Pilates em casa tornou-se uma escolha cada vez mais viável e eficiente.

De acordo com Vanessa de Andrade, Personal Trainer e Fisioterapeuta, especialista em prevenção e reabilitação de lesões, além da economia financeira, praticar Pilates em casa proporciona flexibilidade de horários, permitindo que os exercícios sejam encaixados na rotina diária. “Seja ao acordar, durante uma pausa no trabalho ou antes de dormir, a atividade pode ser adaptada ao tempo disponível, promovendo constância sem a pressão de horários fixos. Outra vantagem é o conforto e a privacidade do ambiente doméstico, ideal para quem quer evitar academias lotadas ou se sente mais à vontade em seu próprio espaço”, conta.

Ela acrescenta que o Pilates é muito mais do que uma simples forma de exercício ou uma foto instagramável; é uma prática que pode transformar tanto o corpo quanto o estilo de vida de uma pessoa. “Seja praticado em um estúdio profissional ou no conforto do lar, os benefícios do Pilates são diversos e impactam diferentes aspectos da nossa vida", diz.

Como praticar Pilates em Casa com segurança

Embora os estúdios de Pilates ofereçam vantagens como o uso de equipamentos especializados e a orientação direta de instrutores, a prática em casa também tem seus méritos. Vídeos instrutivos, aplicativos e conteúdos disponibilizados por profissionais capacitados, que dão o suporte adequado, facilitam o aprendizado dos movimentos corretos, assegurando eficácia na execução.

Outro ponto importante é que os exercícios são fáceis e sem impacto e por isso não há sobrecarga articular. Isso é especialmente relevante, acima de tudo, para a população idosa, que assim pode praticar os exercícios em casa com toda a segurança.

“Praticar Pilates em casa reforça que a busca pela saúde não precisa ser complicada ou inacessível. Seja para fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade ou aliviar as dores, fazer esta modalidade regularmente é uma alternativa prática, econômica e eficaz para quem quer transformar sua rotina e adotar um estilo de vida mais saudável”, conclui a especialista.

 

Sobre Vanessa de Andrade

Vanessa de Andrade é personal trainer e fisioterapeuta, especializada em ajudar pessoas com mais de 50 anos a viverem sem dores e medicamentos, promovendo assim, um envelhecimento saudável por meio da prática de Pilates em Casa. Utilizando objetos comuns do cotidiano, como travesseiro, cabo de vassoura e cadeira, ela desenvolveu uma metodologia acessível que permite realizar exercícios simples e sem impacto, direcionados para o alívio das dores.

Seu canal no YouTube, "Programa Pilates em Casa - Vanessa de Andrade", conta com quase 140 mil inscritos, onde ela compartilha aulas e dicas para a prática do Pilates no ambiente domiciliar. No Instagram, Vanessa oferece conteúdos voltados para a redução das dores através do Pilates em Casa, reforçando sua missão de proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos seus seguidores.