Por que a procura por BPO deve crescer 14% até 2024?
Por Renata Melloni, Diretora de BPS da b2finance
A procura por BPO, também conhecido como terceirização de processos de negócios, deve ter um aumento até 2024. A informação surgiu na Pesquisa de Mercado Global Technavio e constata que, entre 2020 e 2024, deve haver um crescimento de aproximados US$77 bilhões neste tipo de serviços por parte das empresas.
Segundo a Transparency Market Research, o mercado espera um crescimento de 14% nas empresas que utilizam o BPO até o ano que vem. De acordo com especialistas, o principal motivo para essa alta nos processos de terceirização de negócios, é um reflexo da covid-19.
Entre 2020 e 2022, algumas das maiores preocupações das empresas foram redução de custos, automação de tarefas para harmonizar gastos e eficiência nos negócios durante o período de crise econômica causado pela pandemia.
O cenário da transformação digital na procura por BPO
Atualmente, os serviços de automação de processos e armazenamento em nuvem são alguns dos mais procurados no mercado. De acordo com a pesquisa Frost & Sullivan, Brazilian IT Outsourcing Market, 63% das empresas brasileiras já contam com recursos da transformação digital. Ao todo, o setor de tecnologia concentra 48,5% do mercado e tem uma estimativa de investimento de US$ 250 bilhões até 2026.
Ao terceirizar processos administrativos, operacionais e manter as equipes focadas nas tarefas estratégicas, as empresas têm um aumento em produtividade, eficiência nos resultados e mais recursos inovadores no dia a dia.
Conheça as principais vantagens de contar com o BPO nas operações da sua empresa
Ter uma equipe qualificada exige tempo de recrutamento, custos elevados e uma infraestrutura preparada para o treinamento dos colaboradores. Em alguns casos, esse investimento excede o valor da contratação do BPO. Na pesquisa da Transparency, citada acima, duas das razões que vão elevar a procura por BPO são a realocação de investimento e uma necessidade de melhoria na execução das operações empresariais.
Além desses dois pontos benéficos, com o BPO também é possível:
• Reduzir custos por meio de uma diminuição de tarefas burocráticas e que podem ser automatizadas;
• Otimizar o tempo utilizando o BPO em funções que, normalmente, consomem muitas horas das equipes, economizando tempo, deixando colaboradores focados em atividades do core business;
• Crescer de forma sustentável com uma visão mais consciente dos gastos fixos da companhia, utilizando os investimentos de forma inteligente, gerando melhorias para um desenvolvimento eficiente.
Quer entender melhor o que é o BPO e outros detalhes desse serviço que as empresas estão contratando? No artigo Guia definitivo sobre o que é BPO você encontra as principais informações para compreender esse modelo de terceirização de processos de negócios que está mudando a forma como as organizações estão pensando a gestão.
O importante antes de contratar o BPO é fazer uma análise minuciosa na sua empresa. É por meio desse estudo que será possível entender os desafios que enfrenta e como solucioná-los por meio da terceirização. E claro, contar com uma equipe qualificada que dê o respaldo necessário nessa transição.