Presidente da Apajufe defende valorização da magistratura em discurso de posse
Patrícia H. Daher Lopes Panasolo, primeira juíza federal eleita para presidir a entidade, argumenta que a sociedade precisa de juízes capacitados, independentes e imparciais
Ao tomar posse como presidente da Apajufe - Associação Paranaense dos Juízes Federais, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (29/02), na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, Patrícia H. Daher Lopes Panasolo afirmou que tem ciência da grande responsabilidade que os novos dirigentes assumem e garantiu que dará continuidade à luta pela valorização da magistratura. "A democracia precisa de juízes fortes e independentes, e a sociedade clama constantemente por prestação jurisdicional eficiente e justa". De acordo com seu pensamento, a justiça somente existe quando temos juízes que a praticam. "Juízes capacitados, independentes e imparciais".
A juíza Patrícia é a primeira presidente eleita da história da Apajufe, e substitui o juiz Anderson Furlan, que esteve à frente da instituição entre 2014 e 2016. Em seu discurso de posse, ela fez questão de lembrar que dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que a participação da mulher na carreira da magistratura não é na mesma proporção que a do homem. E citou as palavras da primeira presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha: "A ampliação da participação das mulheres nos espaços públicos e privados é condição para o aperfeiçoamento da cidadania. Afinal, uma democracia sem mulheres é uma democracia incompleta".
Aplaudida pelos presentes, a juíza frisou que a Apajufe manterá a luta pela instalação e implantação do TRF do Paraná, reivindicação de toda a sociedade paranaense, defendida por suas lideranças de todas as áreas, e que apoiará as políticas e estratégias de combate à corrupção para fortalecer a sociedade. Integram ainda a nova direção os juízes federais: Nicolau Konkel Junior (vice-presidente), Alessandra Anginski Cotosky (diretora financeira e de patrimônio), Vicente de Paula Ataíde Junior (diretor de assuntos jurídicos), Márcia Vogel Vidal de Oliveira (diretora social e cultural), Richard Rodrigues Ambrosio (diretor de relações institucionais), Pedro Pimenta Bossi (diretor de assuntos legislativos), Edilberto Barbosa Clementino (diretor de benefícios e do interior), André Wasilewski Duszczak (diretor de esportes), Bianca Georgia Cruz Arenhart (diretora da Escola da Magistratura Federal do Paraná) e Fabricio Bittencourt da Cruz (vice-diretor da Escola da Magistratura Federal do Paraná).
Presentes à solenidade
Dentre as autoridades presentes à cerimônia os ministros do STJ - Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina e Néfi Cordeiro; o presidente do TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Luiz Fernando Penteado; a diretora do foro da Seção Judiciária do Paraná, Gisele Lemke; o presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil, Antônio César Bochenek; a vice-governadora Cida Borghetti; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e o secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre de Quadros.
A cerimônia foi conduzida pelo juiz Anderson Furlan que fez um balanço de sua gestão. Segundo ele, durante dois anos, ao lado do propósito efetivo e dedicado de servir e atender aos associados, esteve sempre presente o intransigível vetor da democratização da gestão, transparência total e respeito aos princípios e valores da instituição. Citou como exemplos o intenso e comprometido trabalho voltado para a defesa dos direitos e prerrogativas dos associados, e a virtualização da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), que seguirá sob a direção de Bianca Arenhart Munhoz da Cunha.
O ministro Kukina, do STJ, desejou sucesso à nova diretoria da Apajufe e afirmou que tem certeza de que a Associação continuará sendo um canal legitimamente constituído para conduzir e defender os interesses dos juízes federais.
A vice-governadora Cida Borghetti elogiou a humildade e determinação da juíza Patrícia. Parabenizou toda a diretoria, declarando que acredita que a nova gestão manterá o compromisso de valorizar o trabalho dos magistrados brasileiros.
O prefeito Fruet se colocou à disposição dos dirigentes e afirmou que o judiciário paranaense vive um momento desafiador e tem convicção de que a Apajufe pela clareza, transparência e amadurecimento de suas ações tem condições de apontar os melhores rumos.