Primeiros investimentos: 75% das pessoas seguem orientações nas redes sociais, mas especialista alerta que conteúdo pode ser prejudicial
Redes Sociais e influenciadores ajudam ou atrapalham o planejamento financeiro?
A presença das redes sociais na vida dos brasileiros têm aumentado diariamente. De acordo com relatório produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater, no início de 2024, 144 milhões de brasileiros tinham contas ativas em redes sociais. Com um espaço cada vez mais relevante na vida dessa parcela da população, impulsionadas pela participação e aumento crescente do número de influenciadores digitais, as redes são cada vez mais parte decisiva das escolhas da população digitalmente ativa: 43% dos brasileiros afirmam já terem comprado algo por indicação de um influenciador, segundo dados da Statista, e, de acordo com a 12ª Pesquisa Anual da Deloitte, publicada em 2023, integrantes das Gerações Z e Millenials informam sentirem impactos das redes sociais em suas vidas financeiras e investimentos.
Influenciadores do mercado financeiro fazem parte destes números crescentes do meio digital. Divididos entre produtores de conteúdo, traders, investidores independentes e outros, apenas no segundo semestre de 2023, estes profissionais viram um aumento de 18.1% de seu nicho, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). O poder de influência obtido por eles permeia mais que decisões de compras de produtos específicos, mas pode interferir em planejamentos financeiros e investimentos, preocupações progressivas dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Planejar, em 2023, 82.3% dos brasileiros preocupam-se com o planejamento financeiro de suas famílias, porém apenas 27.2% desta parcela busca apoio profissional para essa tarefa.
Por outro lado, um estudo da B3 (Bolsa de Valores brasileira) mostrou que 75% das pessoas que optam por realizar seus primeiros investimentos, seguem orientações de influenciadores do nicho. “Acompanhar um influenciador parece, muitas vezes, o caminho mais fácil. Muitas pessoas sentem-se familiarizadas com aquela pessoa, às vezes pela forma de falar ou realidade que ela mostra, mas é necessário pesquisar e garantir que aquele influenciador tem de fato propriedade no assunto, que toca em algo tão importante quanto o dinheiro,” diz André Bobek, especialista em planejamento financeiro e sócio-fundador da Mhydas Planejamento Financeiro.
Mesmo com a alta influência, pesquisas voltadas para a inadimplência do brasileiro, como o Raio-X da Inadimplência Brasileira, realizado pela MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva, mostram que 23% das pessoas afirmam que as redes sociais são o que mais as incentiva a terem um mau comportamento financeiro. Outro estudo, realizado pelo Swiss Finance Institute Research, completa que 56% dos conteúdos disponíveis nas redes sociais são prejudiciais à saúde financeira dos usuários. “Um influenciador do nicho pode, claro, ser uma fonte interessante de conteúdo e informações. Porém ele não pode substituir por completo o trabalho de um especialista. É preciso um acompanhamento detalhado para análise financeira e atenção aos movimentos a serem feitos de acordo com a realidade de cada cliente, que é o mais importante quando falamos sobre esse mercado. Não podemos dar um passo maior do que damos conta e nem se basear pela realidade apresentada nas redes sociais que, na maioria das vezes, demonstra um alcance muito simples ao dinheiro”, argumenta Bobek.
O especialista ainda aconselha, "olhar para o dinheiro é muito importante e as redes sociais podem ser grande aliada quando utilizadas de forma correta. Acompanhar metodologias, fazer cursos e coletar informações nunca é demais. Só é preciso cautela sobre como gerenciar tudo isso e acompanhar perfis que tenham credibilidade. Inclusive na própria internet e canais de imprensa é possível encontrar essas listas. Fato é que com dinheiro não se brinca e para grande parte dos brasileiros, a renda é escassa", finaliza André Bobek.
Sobre a Mhydas Planejamento Financeiro
A Mhydas Planejamento Financeiro está entre as empresas que mais crescem no Paraná e no Brasil. Com mais de 30 consultores financeiros, a empresa tem escritórios físicos em Ponta Grossa e em Londrina, no Paraná, e atuação a nível nacional. Fundada por André Bobek, consultor eleito melhor vendedor de seguro de vida no Brasil por dois anos consecutivos (2019, 2020), consultor financeiro TOP Global, eleito 11º melhor do mundo, recordista do “State Insurance Sales” e membro do Million Dollar Round Table (MDRT), a Mhydas atua na educação, planejamento e melhoria da qualidade de vida por meio de consultoria financeira e tem a patente do Consórcio Multi Versátil. A empresa também conquistou o reconhecimento Great Place To Work (GPTW) em 2023. Saiba mais em: https://mhydas.com.br/