Programa realizado em Rio Branco do Sul recebe certificação do Selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
5ª edição do Selo ODM será entregue nesta quinta. Programa ReDes, realizado pela Votorantim Cimentos, beneficia 300 famílias de agricultores da região desde 2012
O Sesi-PR (Serviço Social da Indústria), por meio do “Movimento Nós Podemos Paraná”, que busca reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realiza nesta quinta-feira (20), a 5ª edição do Selo ODM.
O reconhecimento será entregue no 8º Congresso Sesi Paraná, realizado na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). O programa ReDes contribui para a consolidação e crescimento sustentável da Central de Distribuição de Alimentos do Vale da Ribeira.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR e com o apoio de diversas instituições paranaenses, visa reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A certificação reconhece projetos realizados por instituições públicas municipais e estaduais, privadas e do terceiro setor no Paraná. Ao todo, 208 empresas e instituições foram inscritas na 5ª edição, com 187 aprovadas.
Sobre a Central de Distribuição de Alimentos
A Central de Distribuição integra o Programa ReDes (Redes para o desenvolvimento sustentável), que tem o apoio do BNDES, Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos desde 2012, quando teve início o projeto. “Incentivar o comércio de produtos da agricultura familiar é uma forma de criar novas oportunidades de aumento da renda, além de contribuir com a profissionalização do produtor rural”, comenta Mário Fontoura, Diretor de Operações da Regional Sul da Votorantim Cimentos.
No ReDes de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, foram investidos R$ 1,5 milhão na obra de construção do espaço, do viveiro de muda, além da compra de equipamentos e veículos. Na Central, é realizado o processamento e comercialização de alimentos, desde lavagem até o corte e a embalagem de frutas, verduras e legumes.
Ao todo, 300 famílias de agricultores, associados na ACARS (Associação do Conselho Agrícola de Rio Branco do Sul) e na APRAFI (Associação de Produtores na Agricultura Familiar de Itaperuçu) são beneficiadas com a Central de Distribuição de Alimentos, com aumento médio de R$ 117 na renda dos agricultores associados.
A inauguração da Central contribuiu para a profissionalização e fornecimento de alimentos com maior qualidade. “Essa parceria é fundamental. A agricultura familiar tem mercado para comercialização, mas precisávamos estruturar a nossa Central e profissionalizar o trabalho”, explica Alexandre Scelinski, presidente da associação ACARS.
Entre os objetivos do projeto relacionados aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) estão “Acabar com a fome e a miséria”, “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, e “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”.
Parceria com BNDES e Instituto Votorantim
Realizado em parceria entre Instituto Votorantim e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Votorantim Cimentos, o programa Redes tem por objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda e apoio a grupos de participação comunitária. A parceria técnica e financeira existe desde dezembro de 2010 e abrange 25 municípios do país. Os critérios de seleção que orientaram a escolha das localidades foram: indicadores socioeconômicos críticos e a presença do Grupo Votorantim na região. O modelo de atuação baseia-se no alinhamento com políticas públicas e na articulação entre os diversos agentes locais para apoiar o desenvolvimento local. A proposta é construir uma rede capaz de fortalecer a economia inclusiva, articulada por uma instância participativa com representação dos três setores da sociedade – governo, iniciativa privada e terceiro setor.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 48,6 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.