Psicologia do consumo digital: afinal, as empresas estão atentas ao consumidor para vender mais e com qualidade?
Assunto é o tema principal do curso que a FAE Centro Universitário realiza nos dias 16, 19, 23 e 26 de maio. As inscrições estão abertas
Você já deve ter comprado produtos e serviços pela internet. Se não fez, ao menos passou os olhos em sites, promoções, e até mesmo deve ter recebido e-mails e mensagens com ofertas. Mas o que está por trás dessa forma de consumir? Impulso? Socialização? Compulsão? Facilidade? Rapidez? Vontade? Preço? Marcas? Esses são apenas alguns dos assuntos tratados no curso de extensão da FAE sobre psicologia do consumo digital, que será realizado nos dias 16, 19, 23 e 26 de maio. As inscrições podem ser feitas no link abaixo (ver Serviço).
Os participantes do curso poderão entender um pouco mais sobre como funciona a cabeça dos consumidores digitais; que tipo de público-alvo as empresas miram; qual a linguagem que utilizam para atrair os “navegantes” (design, cores e elementos utilizados nos sites – psicologia visual); que gatilhos mentais tentam criar nos consumidores. Ou seja: poderão entender e aplicar táticas que podem mudar a forma de pensar de seus consumidores e trabalhar melhor a presença on-line.
Para o palestrante e consultor Bruno Eduardo Pereira (veja abaixo), que vai ministrar o curso, a psicologia do consumo é uma das áreas mais admiradas em estratégias de empresas no mundo todo. Pode-se dizer, segundo ele, que ao menos 70% das vendas são movidas por fatores psicológicos. Bruno observa que as pessoas tendem a comprar mais no meio digital, por uma série de fatores. “Criamos um avatar de nós mesmos quando estamos no meio digital. Acreditamos ter mais dinheiro do que realmente temos, evitamos contatos desnecessários com vendedores, perdemos a regulação. Sem falar na reatância psicológica – quando as empresas apelam ao consumidor fazendo propagandas de ofertas, de urgências de compras etc.”, explica o especialista.
Bruno lembra ainda que o consumidor acaba sendo movido ainda mais ao consumo digital porque este trabalha fatores comportamentais, o corretivismo, a socialização. Ele explica também que o consumidor possui redes de contato, e geralmente essa rede tem as mesmas características dele – o que aumenta cada vez mais a quantidade de pessoas para consumir.
Na palestra, também será tratada a seguinte questão: a maior parte das empresas investe em pesquisas para entender o perfil de seu consumidor, mas muitas ainda precisam mudar a forma de enxergá-los. Como explica Bruno, é preciso ver como o produto que está vendendo pode revolucionar determinado grupo, transformar a pessoa que está comprando em alguém melhor. Ou seja: agregar valor ao que está sendo ofertado. E não apenas vender. “É preciso mudar a percepção. Não vender o produto somente pelo que ele é, mas pelo valor que ele entrega à pessoa”, comenta o palestrante e consultor.
Serviço:
O que: curso de extensão da FAE - Psicologia do Consumo Digital
Quando: 16, 19, 23 e 26 de maio
Horário: das 19h às 22h
Onde: FAE Centro Universitário
Endereço: Rua 24 de Maio, 135 – Curitiba (PR)
Investimento: Alunos e ex-alunos FAE R$ 150 I Público externo R$ 170 | Colaboradores Grupo Ed. Bom Jesus R$ 75
Ministrante: Bruno Eduardo Pereira
Consultor e professor de Marketing, Gestão e Growth. Responsável por campanhas de marketing para pequenas e médias empresas. Atuação em áreas como marketing digital, de conteúdo, de relacionamento e de guerrilha, reposicionamento de marca, endomarketing, comportamento do consumidor, inteligência de marketing, growth hacking, gestão empresarial, gestão de vendas e comunicação integrada de marketing, oferecendo consultoria, cursos e treinamentos.
Inscrições: https://www.fae.edu/cursos/179542551/psicologia+do+consumo+digital.htm