Saúde mental de cuidadores no centro das atenções no Simpósio da Síndrome do X Frágil e Autismo
Médico da USP fala sobre os desafios emocionais de quem cuida de pessoas com síndrome do X frágil e autismo
No próximo dia 19 de outubro, durante o Simpósio Nacional da Síndrome do X Frágil e Autismo, organizado pelo Instituto Buko Kaesemodel, uma das palestras mais aguardadas promete atrair a atenção de mães e cuidadores de pessoas com síndromes e doenças raras. O evento, que será realizado no auditório do UniCuritiba, em Curitiba, contará com a presença do psiquiatra e professor titular do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Wagner Gattaz. Sua palestra, intitulada “Cuidando de quem cuida”, abordará um tema crucial: "Como detectar e prevenir depressão e burnout ".
O Dr. Gattaz destaca a importância da saúde mental dos cuidadores como pré-requisito fundamental para que eles possam exercer suas atividades com serenidade e competência, potencializando suas habilidades. "A depressão e o burnout são desafios significativos enfrentados pelos cuidadores", explica o especialista. "Essas condições podem se manifestar de diversas formas, incluindo desânimo, falta de prazer nas atividades diárias, ansiedade, insônia e dores físicas difusas.”
Cuidar de pessoas com deficiências, como a síndrome do X frágil (SXF) e o autismo, impõe desafios e frustrações constantes, o que eleva o risco de transtornos mentais entre os cuidadores, como depressão e ansiedade. Gattaz aponta que uma das principais estratégias para prevenir esses problemas é não fazer do cuidado o único propósito de vida. Ele defende que os cuidadores devem cultivar atividades e interesses que não estejam relacionados à condição clínica dos pacientes e aprender técnicas de meditação e relaxamento, como o mindfulness, para garantir alívio e distanciamento da atividade de cuidador.
Além disso, o médico alerta para o impacto do preconceito e do estigma em relação à saúde mental, afirmando que essas barreiras dificultam o acesso a tratamentos adequados. “É fundamental combater a crença de que os transtornos mentais são apenas ‘psicológicos’ e desmistificar o uso de medicamentos como os antidepressivos, frequentemente vistos como ‘muletas psicológicas’”, pontua.
O Simpósio, além da palestra do Dr. Wagner Gattaz, contará com a presença de outros importantes especialistas, como a Dra. Deborah Sara Barbouth, geneticista na clínica Weston, na Flórida; Dr. Salmo Raskin, diretor científico do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria; Dr. Roberto Herai, professor e pesquisador da PUC-PR; Dra. Silvia Rodrigues, fisioterapeuta e especialista em comportamento atípico pela UCLA; e Dr. Sergio Antoniuk, neuropediatra e professor adjunto da UFPR, além da Profª Luz Maria
Romero, especialista em saúde coletiva e Gabriela Santos, especialista em Terapia Gênica, que apresentarão os resultados da pesquisa sobre o projeto que visa promover a melhoria na qualidade de vida mulheres com a pré-mutação da SXF feita pelo Instituto Buko Kaesemodel.
As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através do Sympla. Garanta sua participação e não perca essa oportunidade de atualização e networking com especialistas e profissionais engajados nessas importantes áreas de estudo.