“Se as paredes falassem...”

“Se as paredes falassem...” 

Dos tradicionais azulejos ao papel de parede, os revestimentos trazem funcionalidade e personalidade aos ambientes

Engana-se quem pensa que só tinta e pincel resolvem a cobertura das paredes de um imóvel. Hoje existem inúmeras opções de revestimentos no mercado, desde a tradicional pintura, até o uso de tecidos e espelhos. A escolha pode variar de acordo com a funcionalidade do espaço ou a imagem que se quer transmitir. Para facilitar a seleção, a arquiteta Letícia Bowoniuk dá algumas dicas valiosas sobre revestimentos. 

1-       Áreas úmidas necessitam de revestimentos adequados

Não são todos os revestimentos que suportam a umidade e o contato com a água. Desta forma, banheiros, lavanderias e áreas externas possuem coberturas adequadas e com maior durabilidade. “Nos banheiros a preferência é por azulejos de cerâmica ou porcelanato. Outra opção para áreas úmidas é a pintura epóxi, protegendo as paredes das variadas temperaturas e condições climáticas”, explica Letícia. 

2-       É preciso pensar na limpeza e manutenção

Cômodos que possuem muito contato com abrasivos, sujeira ou gordura devem priorizar materiais de fácil limpeza, garantindo a funcionalidade do espaço. “Em cozinhas e áreas de passagem evite papéis de parede e texturas que não podem ter contato com a água ou produtos de limpeza”, enfatiza a profissional. 

3-       Personalidade nas paredes

O revestimento pode dizer muito sobre o morador ou empresa instalada naquele imóvel. Papéis de parede estampados, pastilhas metálicas e outros elementos trazem personalidade ao ambiente, como no caso da loja Line Lâme, com um perfil elegante e luxuoso. 

4-       Ponto focal

O start de um projeto pode ser dado a partir da escolha de um revestimento, como foi o caso do projeto Green Tower da arquiteta Letícia Bowoniuk. “Nós começamos pela sala, onde fizemos um painel com revestimento Portobello, o qual é o ponto chave do apartamento, pois uma é uma peça toda texturizada e a partir dela temos no campo visual a sacada e a cozinha. Em um segundo ambiente, que é a sala de jantar, utilizamos um papel de parede em tons de marca d'água”, conta Letícia. 

O estilo do revestimento escolhido varia muito da composição, efeito e objetivo da peça no cômodo, por isso a importância de sempre contar com a orientação de um profissional capacitado. 

Sobre Letícia Bowoniuk Arquitetura & Interiores

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a curitibana Letícia Bowoniuk criou seu escritório de arquitetura e design de interiores para trazer ao mercado sua assinatura e desenvolver projetos residenciais e comerciais com a união dos estilos clássico, moderno e contemporâneo. Sua principal diferença é o desenvolvimento do trabalho junto ao cliente, estudando o seu perfil e suas necessidades, e criando, deste modo, um atendimento personalizado com suporte durante e pós conclusão das obras. 

Serviço:

Letícia Bowoniuk Arquitetura & Interiores

CAU nº A83037/2

www.lbwarquitetura.com.br