Seis dicas para manter o treino no inverno

Seis dicas para manter o treino no inverno

A coordenadora da Bodytech Crystal, Beatriz Meinhardt, alerta para o erro de abandonar a academia no frio 

Os dias mais frios do inverno costumam ser uma temporada difícil, período em que a prática de exercícios é um grande desafio para muitos. Pesquisas apontam que cerca de 30% das pessoas que geralmente realizam uma atividade física a deixam de lado nesta época. Se estes alunos soubessem que abandonar a academia nesta época é um grave erro, certamente o índice seria bem menor. 

O exercício deve ser realizado de forma regular e nos dias de temperaturas mais baixas é fundamental manter a rotina, orienta a coordenadora da academia Bodytech Crystal, Beatriz Meinhardt. “O inverno é um período em que precisamos mais do que nunca nos exercitar. Se gastamos menos calorias, diminuímos nosso metabolismo basal, que é a quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. Pior, é a época em que aumentamos muito a ingestão calórica, resultando em aumento de peso”, diz. 

Não deixe que o inverno seja uma desculpa para suspender os exercícios. Eles permitem seu organismo utilizar e queimar mais calorias, além de aumentar a disposição e elevar sua autoestima. Veja as dicas da academia Bodytech Crystal para motivar seu dia a dia de treinos: 

1 – Treine em locais climatizados

Durante o inverno, o ideal é se exercitar em locais fechados e climatizados, principalmente quando as temperaturas são muito extremas. 

2 – Invista no alongamento e no aquecimento 

Nesta época do ano, o alongamento deve ser mais forte e o aquecimento mais demorado, para evitar distensões de músculos e tendões. No frio, contraímos os músculos para reter calor e esse enrijecimento provoca uma dificuldade de movimentação. A impressão de um esforço maior faz, inconscientemente, nos mexermos menos, gerando a preguiça.

3 – Use roupas quentes 

Proteger o corpo com roupas quentes ajuda a obter um melhor resultado no aquecimento. Prefira os agasalhos de algodão, retirando-os somente após o aquecimento. Após o término da atividade, recoloque-o. Blusas emborrachadas e impermeáveis, como as jaquetas de náilon, não são indicadas, pois impedem a transpiração e não absorvem calor, o que aumenta a temperatura corporal e causa mal-estar. 

4 – Hidratação

Apesar de suarmos menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios.

5 – Aulas coletivas

Indicar tipos de exercícios para serem realizados especificamente no inverno é muito difícil, pois cada pessoa tem preferência por uma determinada atividade. O ideal é que, independentemente da atividade escolhida, a pessoa se exercite regularmente. No entanto, aulas coletivas, como Indoor Cycle, Zumba, Runnig Class, Walking Dance e Power Jump podem ser boas opções, pois têm excelente gasto energético e aprimoram o condicionamento aeróbio. 

6 – Musculação

Outra excelente opção é o treinamento na sala de musculação, realizado em forma de circuito. Além do condicionamento e do fortalecimento muscular, ele pode ser um grande aliado na melhoria do sistema cardiorrespiratório. Por ser realizado com breves intervalos de descanso, com certeza não permitirá que você sinta frio. 

Serviço:

Bodytech Shopping Crystal

Rua Comendador Araújo, 731 – Batel

Acesso pelos Pisos L1 e G3

Telefone: 41 3222-5674/3222-5658

www.bodytech.com.br

www.facebook.com/bodytech.academias

Twitter: @bt_bodytech

Instagram: @bt_bodytech

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta - das 06h às 23h / Sábado - das 09h às 18h / domingo - Das 09h às 14h

Estacionamento gratuito (3 horas) para alunos