Semana da Filosofia e da Literatura
Ler é descobrir um novo mundo através das letras. Quem lê adquire cultura, amplia o vocabulário, desenvolve a criatividade, a imaginação e a escrita. Por isso, ter contato com a leitura desde cedo é fundamental. Mas, em tempos de internet e demais recursos tecnológicos, é cada vez mais difícil fazer com que os pequenos se interessem pelo universos dos livros. Buscando mudar este cenário, a Escola Atuação promove a Semana da Filosofia e Literatura.
O projeto foi pensado para envolver os estudantes com a leitura e a construção do aprendizado através do universo das artes e da filosofia. "A ideia é mostrar a importância de uma boa leitura para a produção escrita, além de refletirmos sobre temas importantes para a sociedade", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Todos os estudantes, do 3º ao 9º ano, leram o livro Extraodinário, de J.R. Palacio, que narra a história de August Pullman, o Auggie, que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele até então nunca havia frequentado uma escola de verdade. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. "Por meio desta leitura, vamos trabalhar uma série de questões, como o bullying, a importância do ser e não do parecer, o preconceito. Vai ser um momento muito rico para todos", afirma Esther.
Data da Semana da Filosofia e Literatura: Até 13 de maio de 2016
Local: Escola Atuação - Sedes Boqueirão e Santa Quitéria