Semana Integrada de Enfermagem UNIFAPI aborda as mais diversas áreas de atuação profissional
O Centro Universitário UNIFAPI realiza até o dia 17 maio a Semana Integrada de Enfermagem. São cinco dias de palestras com profissionais renomados da área. O objetivo é enriquecer a experiência educacional dos alunos, fortalecer os laços entre a academia e a prática clínica, além de promover o avanço contínuo da enfermagem como profissão. Os eventos também são abertos a comunidade.
O médico e diretor geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves, que participou da abertura dos trabalhos na última segunda-feira (13) destacou que: “encontros dessa natureza são importantes porque trazem não só a visão governamental da essencialidade do enfermeiro nos mais diversos postos de trabalho, mas um reconhecimento de público da atuação ímpar da enfermagem, quer seja na linha de frente, quer seja também nos processos de gestão e administração”, disse o médico frisando ainda que: “o sistema público de saúde também é muito importante no ambiente acadêmico para que o aluno tire um pouquinho a cabeça d'água só do ambiente do academicismo, das matérias técnicas, curriculares e passe a ter uma visão mais pragmática de como é a vida da enfermagem fora do ambiente acadêmico”.
Segundo Cesar Neves, o enfermeiro pode atuar também em Auditoria, Gestão Pública, unidades de nutrição enteral e parenteral, áreas voltadas para os transplantes entre outras. “São diversos os campos de atuação que se abrem hoje em dia e encontros como o desta semana mostra toda essa gama ”, menciona Neves.
Para a enfermeira no município de Pinhais há 20 anos, sendo que há 10 anos está à frente da Atenção Primária Saúde, que compreende as 11 unidades de Saúde da Família, Viviane Maísa Tomazzoni, essa parceria entre Centro Universitário e município é muito importante para a cidade porque agrega novos conhecimentos.
“A dinâmica da unidade de saúde muda e temos bastante experiência para compartilhar. Os alunos que estão começando agora, muitas vezes podem estar pensando - poxa, não vejo a hora de ir para campo - Mas a gente, para se tornar profissional, precisa estudar, fazer a parte teórica bem-feita, bem fundamentada, porque com certeza vamos usar para o resto da nossa vida. E não precisa ter pressa, porque depois que vamos para a prática, isso será para a vida toda”, destaca a enfermeira Viviane.
Parceria
O encontro acontece em parceria com o Instituto Vechi Fratin, com expertise na área da saúde. “A enfermagem tem um leque muito grande de áreas de atuação. Sendo um profissional enfermeiro, você pode atuar em diversas áreas dentro da medicina. Muitas vezes, os alunos ficam focados apenas no hospital. Não, ele pode trabalhar no helicóptero, em ambulâncias e em outras diversas atividades”, reforça o diretor do Instituto Vechi Fratin, Rodrigo Vechi.
“Nossa Semana Integrada de Enfermagem será de muita inspiração e motivação, pois ouvir histórias de sucesso e experiências pessoais de enfermeiros renomados pode incentivar os alunos a perseguir seus objetivos profissionais com mais determinação”, avalia a coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFAPI, Giovana Fratin.
Programação
15/5 – Roda de conversa sobre cuidados paliativos – Palestrantes Mirelle Janczyk e Rodrigo Vechi
16/5 – UTI Móvel – Simulação realística – atendimento pré-hospitalar – Palestrantes Eduardo Gonçalves, Carlos Henrique Silva e Rodrigo Vechi
17/5 – Ética clínica e a transferência em favor do autocuidado – Palestrante Luiz Henrique Wanderley de Oliveira
Informações – www.unifapi.com