Sephora investe na saúde mental de seus colaboradores e prepara sua equipe para a Black Friday
Ao lado da Reconnect - Happiness at Work, a rede está investindo em programas em prol da felicidade e bem-estar de seus colaboradores no ambiente de trabalho
O período de isolamento social e suas consequências na saúde mental da população foi um divisor de águas para o mundo corporativo. O investimento em recursos para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de colaboradores dentro do ambiente de trabalho também acabou se tornando uma demanda e um desafio para muitas empresas.
Agora, com a volta do comércio e a normalização das atividades no Brasil e no mundo, a expectativa das organizações sobre o crescimento de vendas e a retomada da economia é alta, podendo gerar certa pressão ou angústia nos colaboradores. Pensando nisso, em julho deste ano, a Sephora se adiantou e buscou o auxílio da Reconnect | Happiness at Work - empresa especialista em Felicidade Corporativa e em Liderança Positiva - com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho ainda mais feliz e saudável, tendo como consequência a alta produtividade, inovação e criatividade.
O projeto “Jornada da Felicidade, Saúde Mental e Bem-Estar” tem o objetivo de auxiliar os colaboradores em prol de beneficiar a sua saúde mental até o período da Beauty Friday (semana da Black Friday nas lojas da Sephora no Brasil), momento que a companhia entende como o mais importante do ano para os negócios.
Desde julho a Reconnect e a Sephora estão trabalhando em conjunto para oferecer aos funcionários diversos conteúdos relevantes sobre o assunto, baseados em teorias da Psicologia Positiva e da Neurociência. A jornada foi iniciada com uma palestra sobre felicidade e autorresponsabilidade, que aborda a importância do autoconhecimento e da autogestão. E, até o final do mês de outubro, a consultoria ainda vai ministrar mais workshops levando conceitos e ferramentas práticas para os colaboradores da Sephora.
Além disso, o projeto também propõe um trabalho lado a lado com a liderança e o RH da empresa, para aqueles que cuidam, também sejam cuidados e tenham ferramentas que os apoiem e os direcionem a liderar as equipes no período da Black Friday.
“O trabalho com a equipe de recursos humanos também é extremamente importante, pois faz com que estejam cientes sobre as suas responsabilidades nessa jornada e também sobre a importância de seu engajamento para as equipes enfrentarem a sobrecarga de trabalho de forma saudável”, explica Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect | Happiness At Work.
Resultados do programa
Desde o início da Jornada da Felicidade, Saúde Mental e Bem-Estar com a Sephora, a Reconnect já recebeu feedbacks de colaboradores que estão promovendo mudanças, não só que beneficiem seu ambiente de trabalho, mas também as suas vidas pessoais.
“Além disso, os funcionários têm agradecido bastante pela iniciativa da jornada e reconhecido, de forma muito positiva, como a empresa está preocupada e trabalhando pelo bem-estar da equipe. Sem dúvidas, esse cuidado de preparar a equipe com tanto planejamento trará muitos benefícios para a saúde mental dos colaboradores e os resultados de vendas da Sephora na Black Friday”, finaliza Renata.
Sobre a Reconnect | Happiness at Work
Nascida em 2017, a Reconnect é uma empresa brasileira especialista em Felicidade Corporativa e em Liderança Positiva. Com programas e serviços que podem auxiliar corporações e pessoas físicas, seu principal objetivo é criar ambientes de trabalho mais felizes, além de culturas mais saudáveis e com mais significado.
Em 2020 firmou parceria exclusiva com a “Happiness Business School” – uma das líderes do tema “Happiness at Work” na Europa, com atuação em países como Portugal, Suíça e Austrália – e, desde então, já formou mais de 140 Chief Happiness Officer’s (CHO), ou Chefe da Felicidade.
No início de 2021 a Reconnect também firmou parceria com a Potentialife, passando a representar, no mercado brasileiro, o programa de liderança positiva criado em 2011, por Tal Ben Shahar e Angus Ridgway, e já presente em mais de 40 países.
Mais informações no site: https://www.reconnecthappinessatwork.com/
Sobre Sephora
A Sephora é a maior e mais visionária rede de produtos de beleza do mundo, que inspira seus clientes a desfrutarem de um mundo de beleza. Fundada na França em 1970 e adquirida em 1997 pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton - maior conglomerado internacional de artigos de luxo - hoje a marca possui mais de 2300 lojas em 33 países. A Sephora é reconhecida em todo o mundo por seus conceitos exclusivos no varejo e experiência única de compra, que estão presentes no design de suas lojas, na expertise de seus consultores de vendas, na experiência interativa de compra e, principalmente, na combinação incomparável de mais de 200 marcas de prestígio que oferecem uma vasta gama de produtos, incluindo cuidados para o cabelo, pele, corpo, banho, fragrância e maquiagem, bem como a linha Sephora Collection.
Sobre Sephora Américas
Desde 1998, a Sephora Américas vem transformando a beleza. Hoje a divisão movimenta mais de 430 lojas no continente americano, além de suas 600 operações dentro de locações JCPenney e do principal site de beleza do mundo, www.sephora.com. Em 2010, expandiu-se pela América Latina, e abriu lojas no México. A primeira loja física no Brasil foi inaugurada em 2012, no JK Iguatemi, em São Paulo. Hoje, possui pontos de venda físicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco, totalizando 24 lojas, 11 studios, 1 outlet, e cobre todo o território nacional através da operação do www.sephora.com.br.