Setembro Amarelo: planejamento financeiro pode ser um forte aliado da saúde mental
Especialista da Mhydas Planejamento Financeiro destaca que, com educação financeira e planejamento estratégico, é possível prevenir problemas emocionais causados pela insegurança financeira
Desde 2015, o nono mês do ano é dedicado à campanha Setembro Amarelo, que dá destaque para a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o que torna o Brasil o país com a maior incidência da doença na América Latina. Dentre os vários fatores que podem impactar o bem-estar mental, a situação financeira tem um peso significativo.
De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) deste ano, 74% dos endividados relatam sofrer de ansiedade e outros impactos emocionais por não conseguirem manter as contas em dia. Dentre os sintomas elencados, a preocupação era a mais citada (84%), seguida por alterações no sono (66%), estresse (65%) e angústia (64%). “É fundamental entender que as finanças pessoais estão diretamente ligadas ao bem-estar mental. A falta de controle sobre o dinheiro pode gerar altos níveis de ansiedade e até contribuir para o desenvolvimento de doenças mentais, como a depressão. No entanto, com educação financeira adequada e uma gestão estratégica, é possível prevenir muitos desses problemas”, diz André Bobek, especialista em planejamento financeiro e fundador da Mhydas Planejamento Financeiro.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), até o final deste ano, o número de famílias brasileiras endividadas pode chegar a 80,4%. Além disso, embora tenha recuado para 7,1% segundo o IBGE, o desemprego ainda é um fator que afeta milhões de pessoas que desejam estabilizar suas finanças. Somado a isso, ainda segundo o SPC, 46% dos casais brasileiros brigam por questões financeiras, sendo o desequilíbrio financeiro uma das principais causas de divórcio.
“Muitos ainda cometem o que se chama 'suicídio financeiro', ou seja, erros que podem arruinar suas finanças por falta de informação e educação financeira. Decisões impensadas, como gastar sem um orçamento definido, não construir um fundo de emergência ou investir sem o conhecimento necessário, são alguns dos principais erros que observamos. A verdade é que ninguém pode prever o futuro, mas todos podemos nos preparar para ele. É essencial ter controle financeiro, poupar com sabedoria e estudar antes de investir, porque a saúde mental também passa pela saúde financeira”, afirma Bobek.
Para o especialista, a educação financeira é uma ferramenta poderosa não só para equilibrar o orçamento, mas para prevenir os impactos emocionais negativos de uma vida financeira desregulada. “Na Mhydas, acreditamos que a educação financeira é um dos pilares para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Há dois anos, oferecemos um curso online para que nossos clientes compreendam melhor seus investimentos e a importância de cada um. Ao ter mais controle sobre o dinheiro, as pessoas têm a chance de focar em outras áreas da vida, sem carregar o fardo da insegurança financeira. E é essencial começar desde cedo, já que muitos jovens acabam se endividando por não ter esse conhecimento”, destaca.
Um levantamento deste ano feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 47% dos jovens entre 18 e 24 anos não realizam o controle das finanças pessoais, sendo que 37% deles já estiveram com o nome negativado. O estudo também revelou que, embora 65% dos jovens da chamada Geração Z contribuam financeiramente para o sustento da casa, somente um em cada quatro se prepara para a aposentadoria. Dentre as justificativas, a principal é o fato de não saber fazer (19%), ter preguiça (18%), a falta de hábito ou disciplina (18%) ou não ter rendimentos (16%).
Nesse cenário, o planejamento financeiro e a realização de investimentos são essenciais. “Seja jovem ou adulto, o planejamento é a base para uma vida mentalmente e financeiramente mais saudável. Os investimentos devem ser encarados como um compromisso, tão importante quanto qualquer despesa, e é preciso desmistificar a ideia de que é preciso sobrar dinheiro para investir. Quando uma pessoa tem controle sobre seu dinheiro e se planeja para o futuro, ela cria uma rede de segurança emocional que diminui o estresse e a ansiedade causados pela incerteza financeira”, conclui Bobek.
Sobre a Mhydas Planejamento Financeiro
A Mhydas Planejamento Financeiro está entre as empresas que mais crescem no Paraná e no Brasil. Com mais de 30 consultores financeiros, a empresa tem escritórios físicos em Ponta Grossa e em Londrina, no Paraná, e atuação a nível nacional. Fundada por André Bobek, consultor eleito melhor vendedor de seguro de vida no Brasil por dois anos consecutivos (2019, 2020), consultor financeiro TOP Global, eleito 11º melhor do mundo, recordista do “State Insurance Sales” e membro do Million Dollar Round Table (MDRT), a Mhydas atua na educação, planejamento e melhoria da qualidade de vida por meio de consultoria financeira e tem a patente do Consórcio Multi Versátil. A empresa também conquistou o reconhecimento Great Place To Work (GPTW) em 2023. Saiba mais em: https://mhydas.com.br/