Smart Energy inicia com debates sobre eficiência energética   

Smart Energy inicia com debates sobre eficiência energética  

Smart Energy inicia com debates sobre eficiência energética

Eletron Energia destaca soluções sustentáveis em evento que reúne líderes para discutir o futuro da energia no Brasil.

Em um mundo onde a demanda por energia cresce e as mudanças climáticas intensificam a necessidade de soluções sustentáveis, a eficiência energética e as tecnologias inovadoras se tornam vitais. Nesse contexto global, Curitiba se prepara para sediar a Conferência Internacional Smart Energy 2024, de 24 a 26 de setembro, que reunirá líderes do setor para discutir como o Brasil pode avançar na transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente.

No dia 24 de setembro, o Fórum de Eficiência Energética abrirá os trabalhos da Conferência como uma prévia do evento principal, destacando as práticas e tecnologias que visam melhorar o uso eficiente da energia no Brasil. Bruno Herbert, da ABESCO, dará início ao fórum, seguido por discussões sobre eletrificação com Julio Omori da COPEL e eficiência industrial com Arthur Rangel da CELESC.

O Fórum também contará com palestra do fundador da Eletron Energia, Ricardo Kenji, que abordará o impacto do mercado de capitais na viabilização de projetos de eficiência energética. Ele compartilhará a experiência da Eletron na estruturação de soluções sob medida para seus clientes, incluindo a busca por fundos de eficiência energética e a adoção de contratos baseados em performance.

“Vou apresentar os mecanismos do Programa de Eficiência da Copel que financia projetos sem juros para serem pagos com a economia obtida. Realizamos projetos para empresas do Paraná e Santa Catarina e temos vários cases de sucesso. Um shopping em Maringá, por exemplo, poupou o desmatamento de mais de 118 mil árvores, volume equivalente ao Parque do Ingá, um cartão postal da cidade. Além disso, as ações que executamos proporcionaram uma economia de 47,3% no consumo total de energia elétrica do empreendimento”, conta.

Ricardo Kenji também abordará em sua palestra como a Eletron Energia se transformou na primeira empresa do sul do país a abrir capital de forma tokenizada (representação digital de um determinado ativo) em um Sandbox regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa ferramenta é fundamental para testar inovações como novas plataformas de negociação, blockchain, crowdfunding, inteligência artificial e fintechs voltadas para gestão de investimentos, num ambiente supervisionado.

Temas em destaque

A Conferência Internacional Smart Energy 2024 também irá explorar as principais tendências que estão moldando o setor, como a aplicação de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para otimização de redes elétricas inteligentes (smart grids). As discussões incluirão desafios e oportunidades no setor de biocombustíveis, expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos e a crescente digitalização na transformação energética.

Segundo os organizadores, o objetivo do Smart Energy 2024 é fomentar um diálogo produtivo que impulsione a transformação do setor elétrico, explorando tendências emergentes e soluções inovadoras para um futuro energético mais sustentável.

Serviço:

● Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes e Fórum de Eficiência Energética

● Data: 24 a 26 de setembro

● Local: Campus da Indústria da Fiep – Av. Comendador Franco, 1.341, Curitiba, PR

● Inscrições: www.smartenergy.org.br