Smart Energy inicia com debates sobre eficiência energética
Eletron Energia destaca soluções sustentáveis em evento que reúne líderes para discutir o futuro da energia no Brasil.
Em um mundo onde a demanda por energia cresce e as mudanças climáticas intensificam a necessidade de soluções sustentáveis, a eficiência energética e as tecnologias inovadoras se tornam vitais. Nesse contexto global, Curitiba se prepara para sediar a Conferência Internacional Smart Energy 2024, de 24 a 26 de setembro, que reunirá líderes do setor para discutir como o Brasil pode avançar na transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente.
No dia 24 de setembro, o Fórum de Eficiência Energética abrirá os trabalhos da Conferência como uma prévia do evento principal, destacando as práticas e tecnologias que visam melhorar o uso eficiente da energia no Brasil. Bruno Herbert, da ABESCO, dará início ao fórum, seguido por discussões sobre eletrificação com Julio Omori da COPEL e eficiência industrial com Arthur Rangel da CELESC.
O Fórum também contará com palestra do fundador da Eletron Energia, Ricardo Kenji, que abordará o impacto do mercado de capitais na viabilização de projetos de eficiência energética. Ele compartilhará a experiência da Eletron na estruturação de soluções sob medida para seus clientes, incluindo a busca por fundos de eficiência energética e a adoção de contratos baseados em performance.
“Vou apresentar os mecanismos do Programa de Eficiência da Copel que financia projetos sem juros para serem pagos com a economia obtida. Realizamos projetos para empresas do Paraná e Santa Catarina e temos vários cases de sucesso. Um shopping em Maringá, por exemplo, poupou o desmatamento de mais de 118 mil árvores, volume equivalente ao Parque do Ingá, um cartão postal da cidade. Além disso, as ações que executamos proporcionaram uma economia de 47,3% no consumo total de energia elétrica do empreendimento”, conta.
Ricardo Kenji também abordará em sua palestra como a Eletron Energia se transformou na primeira empresa do sul do país a abrir capital de forma tokenizada (representação digital de um determinado ativo) em um Sandbox regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essa ferramenta é fundamental para testar inovações como novas plataformas de negociação, blockchain, crowdfunding, inteligência artificial e fintechs voltadas para gestão de investimentos, num ambiente supervisionado.
Temas em destaque
A Conferência Internacional Smart Energy 2024 também irá explorar as principais tendências que estão moldando o setor, como a aplicação de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para otimização de redes elétricas inteligentes (smart grids). As discussões incluirão desafios e oportunidades no setor de biocombustíveis, expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos e a crescente digitalização na transformação energética.
Segundo os organizadores, o objetivo do Smart Energy 2024 é fomentar um diálogo produtivo que impulsione a transformação do setor elétrico, explorando tendências emergentes e soluções inovadoras para um futuro energético mais sustentável.
Serviço:
● Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes e Fórum de Eficiência Energética
● Data: 24 a 26 de setembro
● Local: Campus da Indústria da Fiep – Av. Comendador Franco, 1.341, Curitiba, PR
● Inscrições: www.smartenergy.org.br