SMZTO investe na área de tratamento e implantes capilares e lança Novo Fio

SMZTO investe na área de tratamento e implantes capilares e lança Novo Fio

Até 2026, rede projeta abrir 30 unidades e faturar R$ 162 milhões

Cerca de 42 milhões de brasileiros têm tendência genética à perda permanente de cabelo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Independentemente de tratar-se de homem ou mulher, a alopécia – nome que se dá a doença que leva à calvície – impacta um indivíduo não apenas no âmbito físico, mas também psicologicamente. Com o objetivo de aumentar o acesso da população brasileira aos mais modernos tratamentos, por meio de preços cerca de 30% abaixo dos praticados no mercado e com opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros, nasce a NovoFio, 16ª empresa investida pelo grupo SMZTO.

Estima-se que o mercado mundial de transplantes capilares, em 2020, tenha movimentado US$ 6 bilhões de dólares. Até 2027, a projeção é alcançar US$ 27.9 bilhões, segundo pesquisa do instituto americano Research And Markets. Com poucos profissionais oferecendo tratamentos eficientes no Brasil, os custos dos procedimentos são elevados, com média acima de R$ 30 mil, tornando-os inacessíveis para a maioria dos brasileiros.

A joint–venture NovoFio une como sócios o médico Marcos Kawasaki, dermatologista que é referência brasileira em terapias e transplantes capilares, proprietário do Instituto Capilar Brasil (ICBr®) outras cinco clínicas espalhadas pelo país; a SMZTO, maior fundo de private equity especializado em franquias do Brasil, fundada por José Carlos Semenzato; e Gislene Soares, gestora com mais de 10 anos de experiência no mercado de franquias que estruturou e liderou a Diretoria de Expansão da Sorridents Franchising por oito anos.

“Sempre tive esse desejo de mostrar às pessoas que é possível reverter a queda de cabelo, seja por tratamento ou transplante. Faço isso desde 2008 e pude ver de perto o quanto isso impacta positivamente a vida das pessoas, tanto no visual quanto no psicológico, fazendo-as se sentir mais confiantes em relacionamentos, trabalho e de bem consigo mesmas. Para isso, elaboramos um tratamento customizado para cada pessoa e usamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado.”, destaca Kawasaki.

Com a demanda do consultório consumindo cada vez mais tempo, Kawasaki viu a necessidade de ampliar os horizontes para que mais pessoas pudessem ter acesso a esses tratamentos, ainda pouco conhecidos no país. “Meu objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas consigam vencer a alopécia. E para consolidar esses 13 anos de experiência em uma rede com capacidade de transformar a vida dessas pessoas, o Semenzato foi a melhor parceria”, contou o médico.

Marcos apresentou a NovoFio para Semenzato e juntos iniciaram os estudos e planejamentos da expansão via franchising, convidando Gislene para compor a sociedade por sua expertise. “O franchising é isso, unir forças complementares para obter o melhor resultado possível”.

Por enquanto, a NovoFio oferece um único modelo de franquia clínica destinado a médicos. Com investimento inicial entre R$ 163 mil para readequação de clínica já existente e R$ 342 mil para novas clínicas, a marca oferece uma lucratividade entre 25% e 35% sobre os procedimentos e pretende, até 2026, alcançar 30 unidades em funcionamento, 200 postos diretos de trabalho gerados e R$ 162 milhões de faturamento na rede.

O tratamento via mesoterapia – aplicação de medicamentos diretamente e internamente no couro cabeludo – tem um custo médio de R$ 4.100, dependendo da avaliação médica de cada paciente, incluindo todas as sessões de aplicação, acompanhamento, análise microscópica e médica. Já para o transplante, os valores variam entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, parcelado em até 12 vezes. Os preços variam de acordo com o tamanho da área (capilar: frontal, coroa e superior total; barba: completa ou microrregião; ou sobrancelha).

Os franqueados passarão por cursos intensivos presenciais no Instituto Capilar Brasil onde receberão toda fundamentação teórica e experiência prática para oferecer tratamentos clínicos customizados e realizar transplantes capilares. Além disso, a franqueadora oferecerá por um período de contrato um suporte via telemedicina para discussão de casos.

“Enxergamos na NovoFio uma grande oportunidade. Não é à toa que, mesmo com poucas unidades ativas, ela se torna a 16ª marca acelerada da SMZTO. Isto não é apenas pela grande quantidade de pessoas que pode atender, uma vez que cerca de 20% dos brasileiros possuem predisposição genética para a alopécia, mas principalmente pelo potencial de mudar positivamente a vida dessas pessoas", comenta José Carlos Semenzato. “A NovoFio traz a tecnologia e os resultados. Nossa tarefa agora é levá-los para todo o Brasil.”

Tratamento clínico ou transplante

O tratamento clínico, como explica Kawasaki, é realizado associando o uso em home care de soluções e medicamentos estruturados customizadamente para cada paciente, e oito sessões de tratamentos e procedimentos na clínica. Os procedimentos são estruturados com técnicas consagradas de mesoterapia e microagulhamento, mas associadas a tecnologia das formulações com nano partículas e princípios ativos atualizados, e os resultados começam a aparecer após 14 dias de tratamento. “Todo mundo que ainda tem folículos vivos – unidades cutâneas por onde nascem os cabelos – apresenta resultados. Através da mesoterapia, fazemos com que as células que não estão operando como deveriam voltem a produzir novos fios, possibilitando que os cabelos cresçam e se recomponham, inclusive devolvendo a cor original aos já esbranquiçados pela idade”. A grande maioria dos casos, quando diagnosticados precocemente, são revertidos. O paciente recebe acompanhamento clínico antes, durante e depois do tratamento, inclusive com utilização de teste genético para definição dos genes que atuam com a manifestação da alopécia e quais os princípios ativos que mais geram resultados para inibir a calvície.

Em último caso, quando os folículos já perderam sua capacidade e cicatrizaram, pode ser realizado o procedimento de transplante capilar. No passado, o transplante era uma técnica agressiva, que tirava toda uma faixa de cabelo da região de trás da cabeça, fatiava em unidades menores e implantava-a na frente deixando, além de cicatrizes, um resultado claramente artificial. Hoje, a NovoFio realiza implantes através da tecnologia FUE (Folicular Unity Extraction), com a qual os folículos ainda funcionais do paciente são removidos um a um da região posterior e lateral da cabeça e transplantados um a um para a região a ser implantada. Com isso, o transplante torna-se imperceptível e sem cicatrizes, fazendo com que o folículo passe a produzir cabelo para o resto da vida na área implantada.

“O transplante não precisa ser realizado em um hospital. É realizado na própria clínica, 100% seguro, e sem qualquer dor durante ou depois da operação. Os furinhos possuem menos de um milímetro cada e somem em menos de quatro dias. Em dois dias, o paciente pode tranquilamente voltar a trabalhar”, garante o médico.

Os resultados positivos acumulados nos mais de 13 anos de atuação do médico dermatologista permitiram que a técnica fosse constantemente aprimorada para alcançar o patamar de efetividade que possui hoje. Contudo, o médico alerta que é preciso ter cuidado ao se iniciar qualquer tratamento. “A avaliação tem de ser feita com um profissional médico, para definição da causa da queda capilar. A queda capilar pode ter várias razões, de patológicas a androgenéticas ou psicossomáticas. Pode ser causada por genética, estresse, uso de medicamentos, falta de vitaminas, desregulação hormonal, etc. Sendo assim, é importante o correto diagnóstico para se estruturar o tratamento adequado e duradouro”, explica.

Sobre a SMZTO

A SMZTO é a principal empresa de investimentos do mercado de franquias no Brasil. Com companhias como Espaçolaser, OdontoCompany, Instituto Embelleze, Oral Sin e Oakberry, seu portfólio inclui mais de 2.600 franquias ativas. Desde 2011, o grupo vem ajudando a desenvolver marcas líderes no mercado de franquias em diferentes setores.

Em 2020, mesmo em um cenário de pandemia, a empresa movimentou R$ 3,5 bilhões em faturamento. Para 2021, as perspectivas são de alcançar um faturamento de R$ 4,5 bilhões, com mais de 3 mil franquias em operação.