Soft skills são cada vez mais importantes para sucesso profissional
De acordo com a psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo, Fernanda Tochetto, habilidades comportamentais são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas e comunicação assertiva
As habilidades comportamentais e socioemocionais, as chamadas soft skills, são cada vez mais valorizadas pelas empresas, como mostra dados recentes do Linkedin, divulgados no final de 2022. Segundo o levantamento da rede social focada em negócio e emprego, 45% de todos os empregos postados no Linkedin Premium em três meses mencionaram a importância de habilidades de comunicação. A pesquisa mostrou também como os profissionais já perceberam a necessidade das soft skills: 61% dos entrevistados disseram que esse tipo de habilidade é tão importante quanto as hard skills no local de trabalho.
A psicóloga, treinadora comportamental, mentora de carreiras e empreendedorismo e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, destaca que as soft skills são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas, comunicação assertiva, adaptabilidade, entre outras competências. Nesse sentido, segundo ela, são de suma importância para que os profissionais se destaquem e prosperem no ambiente de trabalho. “Ter habilidades como empatia, inteligência emocional, resiliência e capacidade de comunicação eficaz pode abrir portas e proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, afirma.
Profissionais com habilidades comportamentais e socioemocionais desenvolvidas também contribuem para o crescimento da empresa onde atuam, pois fortalecem a cultura organizacional, ao criarem um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo. “Isto porque soft skills ajudam a construir relacionamentos de confiança, promovem diversidade e inclusão, facilitam a resolução de conflitos e estimulam a criatividade e a inovação dentro da empresa”, diz a psicóloga.
Segundo Fernanda, entre as soft skills mais valorizadas pelas empresas e que devem ser buscadas e aprimoradas por profissionais que desejam se destacar em processos seletivos e avaliações de desempenho estão: comunicação eficaz; inteligência emocional; trabalho em equipe e colaboração; pensamento crítico voltado à resolução de problemas; flexibilidade e adaptabilidade; liderança; e resiliência.
Por meio da comunicação eficaz, afirma a treinadora comportamental, o profissional consegue transmitir as informações de forma clara, concisa e assertiva, seja na escrita ou na fala. “Habilidade de reconhecimento e gestão das emoções, a inteligência emocional, por sua vez, permite lidar com o estresse e resolver conflitos de forma construtiva”, diz. Já o trabalho em equipe e colaboração, explica a psicóloga, consiste na capacidade de trabalhar bem em equipe, compartilhar conhecimentos, contribuir com ideias e resolver problemas coletivamente.
Com pensamento crítico voltado à resolução de problemas, comenta Fernanda, o profissional consegue com mais facilidade analisar informações, identificar problemas, formular soluções criativas e tomar decisões mais embasadas. Conforme a mentora de carreiras, a soft skill flexibilidade e adaptabilidade é fundamental para um mundo que muda constantemente, pois por meio dela a pessoa se torna mais apta a lidar com incertezas, abraçar tecnologias e processos, e ajustar-se às demandas do mercado.
A capacidade de liderança, por sua vez, permite ao profissional aumentar seu poder de influenciar, inspirar e motivar outras pessoas. Por fim, destaca a psicóloga, a resiliência é importante no mundo profissional, pois diz respeito à capacidade de lidar com adversidades, superar desafios e se recuperar de fracassos. “A resiliência permite que o indivíduo mantenha o foco, aprenda com as experiências e siga em frente, mesmo diante de obstáculos”, afirma.
Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo
Se diante das opções de soft skills anteriormente citadas o profissional identificar possuir pouca ou nenhuma delas, ele não deve esmorecer, de acordo com a mentora de carreiras. Isto porque, trata-se de habilidades que podem ser desenvolvidas durante a vida, bastando para isso dar alguns passos, entre os quais: fortalecer autoconhecimento; praticar o aprendizado contínuo; e investir na prática e vivência.
“O primeiro passo para desenvolver soft skills é conhecer a si mesmo”, declara Fernanda. Assim, segundo a psicóloga, o profissional deve investir tempo em autoavaliação e reflexão, para identificar forças, fraquezas e habilidades que precisa aprimorar, estabelecendo metas claras de crescimento pessoal.
Conforme a treinadora comportamental, a importância do aprendizado contínuo vem do fato de que as soft skills não são desenvolvidas instantaneamente. Muito pelo contrário, decorrem de um processo longo, no qual o indivíduo deve estar sempre disposto a aprender. “Desse modo, busque oportunidades de aprendizado, como cursos, workshops, palestras e programas de treinamento e esteja aberto a feedbacks”, recomenda.
Por fim, ressalta Fernanda, sem investir em prática e vivência não se vai muito longe no fortalecimento de habilidades comportamentais e socioemocionais, porque quanto mais a pessoa se expuser a situações que exigem o uso de soft skills, mas ela terá chance de aprimorá-las. “Por isso, busque oportunidades de fazer isso, seja por meio de trabalhos em equipe, participação em grupos de estudos, envolvimento em projetos voluntários ou até mesmo via networking”, conclui.