Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

Startup: 3 dicas para inovar com menos recursos

Em meio a escassez de investimentos e encurtamento de equipes, especialista indica caminhos para continuar a cultivar a inovação no ambiente corporativo

O aprimoramento de ferramentas e processos é capaz de gerar inovação no ambiente corporativo, permitindo que os executivos explorem novas oportunidades de mercado e, consequentemente, aumentem a abrangência dos negócios. Por esta razão, a habilidade passou a ser uma das prioridades no cotidiano das empresas. No entanto, o cenário de escassez de investimentos e encurtamento das equipes no ecossistema das startups trouxe desafios no momento de inovar.

Afinal, é possível alcançar a inovação com menos? Do ponto de vista do especialista em tecnologia Marcelo Garcia, sim. “Inovar é um ato revolucionário para qualquer marca, mas isso não significa que precisa necessariamente ter um alto custo. Uma startup pode criar estratégias com base na otimização de processos, que irão resultar em retornos de desempenho mesmo com um menor time”, diz o CMO da MAGIT, empresa de transformação digital. Pensando em diminuir o dilema dos empreendedores que desejam inovar em meio a redução de recursos, o executivo listou algumas dicas. Confira abaixo:

• Ressignifique sua mentalidade

“O segredo para inovar com menos é ir além da mentalidade de se investir muito ou se investir pouco. Ou seja, é necessário parar de refletir sobre a dimensão que um projeto pode exigir para focar diretamente na dor que precisa ser solucionada”, diz Gomes, que reforça que a inovação se encontra nos detalhes. “Nem sempre a solução para os problemas de uma empresa é complexa. Por exemplo, em vez de desenvolver um aplicativo próprio, a melhor estratégia pode ser algo que já existe, como o aprimoramento de um aplicativo de mensagens instantâneas. Então, o primeiro passo é focar a atenção no problema em si a fim de identificar a solução que apresente o melhor custo x benefício”, explica o CMO.

• Encurte o caminho

A entrada de recursos financeiros é apenas um dos desafios das startups, que também enfrentam a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Desta maneira, as consultorias de tecnologia tornam-se grandes aliadas no momento de encurtar o caminho para a inovação, afinal, conseguem implantar um projeto de forma mais assertiva em um menor período de tempo, evitando assim gastos desnecessários. “O consultor tem o papel de analisar os melhores cenários tecnológicos e a viabilidade de execução a fim de garantir o retorno esperado pelo cliente e em paralelo promover o aumento da maturidade do negócio”, reforça o executivo.

• Implante uma cultura de inovação

A cultura de inovação é uma composição de hábitos e valores com foco em encorajar a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias. “Muitos empreendedores acreditam que inovar se refere apenas à criação de novos produtos ou processos de trabalho. No entanto, para garantir que a inovação seja um dos pilares da empresa, é imprescindível promover uma mudança de mentalidade em todos os setores e cargos. Para que isso aconteça, a habilidade deve ser inserida na cultura organizacional”, finaliza Garcia.

Sobre a MAGIT

Com presença há 10 anos no mercado de tecnologia, a MAGIT é uma empresa especializada em transformação digital que utiliza a tecnologia como ferramenta impulsionadora de processos e resultados. Atua como parceira das organizações, ajudando-as a inovar em seus negócios, seja na gestão de projetos com squads personalizadas ou no modelo de parceria no gerenciamento de processos terceirizados. Para o desenvolvimento das propostas, conta com uma equipe multidisciplinar, qualificada e em constante atualização quanto às tecnologias e tendências do mercado.