Startup lança solução gratuita para automação residencial e revoluciona mercado nacional
Por meio do aplicativo Houseasy, usuário poderá controlar persianas, luzes, som, ligar e desligar televisores e ar-condicionado, contando ou não com sistemas de smart home como Alexa da Amazon ou Google Home
Dados divulgados pelo IBGE revelaram que 74,9%, ou três de cada quatro domicílios do país, já dispunham de acesso à internet no fim de 2017. Aproximadamente 51 milhões de casas conectadas. Porém, de todo este montante, apenas 300 mil residências contam com algum sistema de automação (Fonte: Associação Brasileira de Automação Residencial). Tal gap é decorrente do alto custo de instalação dos sistemas oferecidos no mercado nacional, acredita Willian Power Homem, cofundador da Houseasy. A startup curitibana irá lançar no final de novembro um aplicativo focado em soluções tecnológicas para trazer maior conforto e comodidade para o lar de forma gratuita.
A ideia é controlar o acendimento e desligamento de lâmpadas, o som ambiente, descer e subir cortinas, ligar e desligar televisores e funções do ar-condicionado por meio de um aplicativo, utilizando somente o recurso do Wi-Fi. A proposta dispensa quebra-quebra ou alto custo de obra para instalação dos sensores. Tudo será feito por meio de pequenos dispositivos instalados nos interruptores – serviço realizado facilmente por um eletricista. Após a instalação, o aplicativo é pareado com os dispositivos que irão transmitir informações via rede de internet ou radiofrequência. “Quem nunca ficou com preguiça de levantar da cama para apagar a luz antes de dormir, ou ficou em dúvida se desligou a televisão antes de sair de casa? Com a Houseasy será possível realizar esses comandos de qualquer lugar do mundo, apenas usando o aplicativo”, conta Willian Power Homem, cofundador da empresa.
A Houseasy promete não só revolucionar o mercado residencial, mas sim proporcionar uma mudança cultural, assim como grandes marcas como Netflix e Spotify fizeram com o entretenimento, investindo em um serviço sem valores abusivos, que proporciona igualdade e conforto para todos. Sistemas como Alexa da Amazon, Google Home e Apple Casa, por exemplo, poderão ser sincronizados ao celular por meio do app e utilizados de forma gratuita, sem a necessidade de compra de equipamentos auxiliares - que custam em média R$500. Os dispositivos necessários para automatizar o lar com a Houseasy serão enviados de forma gratuita para a casa do usuário após a efetivação do cadastro. “Nosso intuito é democratizar essa comodidade, atualmente só usufruída por aqueles que possuem muito dinheiro para investir. A ideia é parar de gastar tempo com coisas pequenas e aproveitar o que realmente importa da vida”, revela Willian.
Com mais de mil usuários cadastrados antes do seu lançamento, a Houseasy chega ao mercado no ainda no mês de novembro e estará disponível para download nas plataformas IOS e Android. Para realizar o pré-cadastro, basta acessar www.houseasy.com.br e aguardar o recebido do kit que será enviado gratuitamente.
Instagram: @myhouseasy
facebook.com/myhouseasy