TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital   

TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital  

TIM lança cartilha educativa sobre fraudes no mundo digital

Material desenvolvido pela operadora faz parte do Projeto “Se liga que é fraude” e oferece dicas de segurança e orientações preventivas para evitar golpes aplicados contra clientes de telefonia 

A TIM, operadora líder de mercado no Paraná com mais de 7,2 milhões de clientes, dá um passo importante na proteção dos consumidores do Estado com o lançamento do projeto “Se liga que é fraude”, idealizado para informar e educar os usuários sobre como se proteger no mundo digital. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou um guia que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos. O lançamento no Estado, nesta quarta-feira (23), acontece junto ao Procon/PR, que também auxiliará na divulgação da cartilha para os Procons municipais e para os consumidores.

“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. Para isso, o guia traz orientações de segurança e privacidade e orienta sobre os golpes mais comuns utilizados especialmente para captar dados pessoais e bancários” explica Liliam Lopes, Gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil. Segundo ela, o material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e WhatsApp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.

A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível no link: https://www.tim.com.br/sobre-a-tim/institucional/seguranca/dicas-de-seguranca#tipos-de-golpes

Segundo Claudia Silvano, coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, "O melhor e maior recurso que temos hoje, para evitar que o consumidor seja lesado, é a informação. Assim, iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção contra golpes e fraudes, protegendo o consumidor de prejuízos financeiros e do vazamento de dados sensíveis".