U+ Festival acontece de 8 a 12 de março e é dedicado a homenagear as mulheres maduras, com informações e soluções para suas necessidades
Fatos, pesquisas e dados demográficos chegam para provar que a maturidade vive um momento especial e de grande expansão. Hoje já temos mais avós do que netos sobre a face da Terra e, mais do que números, essa curiosa estatística reflete uma realidade de protagonismo econômico e social para as mulheres 50+. Foi pensando nisso, e com inclusão, superação e reinvenção, que nasceu o Universo + Festival, uma iniciativa que conspira a favor da mulher madura e apresenta soluções para as necessidades reais deste público.
E é na semana do Dia Internacional da Mulher que acontece o U+ Festival, o primeiro festival brasileiro feito por mulheres maduras e que receberá as gerações de avós, mães e netas. Com foco exclusivo nos cuidados, atenção e protagonismo da mulher 50+, o evento será realizado de 8 a 11 de março de forma on-line, e dia 12 de março no formato presencial, em São Paulo.
De acordo com Bete Marin, cofundadora do U+Festival, o objetivo é abordar temas relevantes para o bem-estar, sem tabus e preconceito, respeitando a individualidade e trazendo profundo conhecimento sobre hábitos e soluções para as necessidades das mulheres maduras. “Esse é um momento único, uma experiência capaz de promover descobertas, expansão e transformação, com foco exclusivo no protagonismo das mulheres 50+. Estudos mostram que a atual geração de mulheres maduras, cada vez mais heterogênea, tem em comum desejos e necessidades não atendidas e que os temas menopausa e sexualidade precisam ser mais debatidos, com informações úteis e relevantes disponíveis. Estamos envelhecendo de forma totalmente diferente das nossas mães e avós, e abrindo caminhos para as próximas gerações ganharem ainda mais autonomia e liberdade, assim como mais oportunidades e espaço de voz na sociedade, na mídia e no mundo dos negócios. Nosso trabalho deve gerar benefícios para todas as mulheres e esperamos que seja o nosso legado”, declara.
Para iniciar as atrações do evento que foi preparado por grandes profissionais, dia 08, logo após a abertura, que acontece às 18h30, a antropóloga, escritora, professora e pesquisadora sobre maturidade feminina há 30 anos, Mirian Goldenberg, lança seu novo livro chamado “A arte de gozar - amor, sexo e tesão na maturidade”. No dia seguinte (09), às 19h, Leila Rodrigues, autora do projeto @menospausamaisvida lança um estudo inédito, batizado de “Os bastidores menopausa.”
Às 19h45, o ginecologista Igor Padovesi, também especialista em reposição hormonal, encontra as renomadas médicas Patrícia Valentini, ginecologista, mastologista, com abordagem integrativa e Esthela Oliveira, médica do esporte e especialista em atendimento de mulheres em fase menopausal. Juntos vão debater sobre prevenção e tratamentos aos sintomas da menopausa. O encontro terá moderação de Camila Fause, cocriadora da SHE_t.
Já no dia 10, às 19h, a psicóloga e sexóloga Ana Canosa se une à ginecologista e sexóloga, Aline Ambrósio, e à mediadora Isabel Dias, para juntas responderem como transformar o tabu e a invisibilidade em oportunidades de mercado. Às 19h45, o médico e neurocientista, Dr. Lucas Medeiros encontra a influenciadora Rosangela Carvalho, do perfil It Avó para desbravarem o que acontece com o cérebro na menopausa.
No dia 11, o tema principal será “Emagrecimento na Menopausa - Como fechar essa conta?”. A endocrinologista Tassiane Alvarenga, e a nutricionista Bianca Naves vão destacar os mitos e verdades sobre o emagrecimento nesta fase.
No dia 12, o encontro se torna ainda mais especial, alterando o formato para presencial. Quem recebe o grande time é a Unibes Cultural, na capital paulista, e o evento tem início às 13h, com previsão de encerramento para às 19h40.
Na agenda, abertura com os fundadores do U+ Festival, Bete Marin, Juliana Schulze, Letícia Stankus e André Stoll, que recebem os convidados com o brunch natural, da Agrobonfim.
Em seguida, às 14 horas, a apresentação de standup “Aos 60: uma comédia da puberdade à menopausa”, protagonizada pela atriz, escritora e humorista Angela Dippe.
Na mesma data acontece o lançamento do projeto 3 Gerações 2023, com exposição de fotos e histórias de mulheres de três gerações, seja avó, mãe e filha, ou amigas que desfrutam dos aprendizados da intergeracionalidade, com Carla Leirner e Sylvia Loeb, criadoras de conteúdo do @minhaidadenaomedefine.
Uma intervenção artística com Maria do Céu Formiga tambpem faz parte da programação, além de atendimento da consultora de estilo Sandra Carvalho, que abordará os modelos de óculos que mais combinam com cada rosto e estilo, com oferecimento das Óticas Mitani, e um momento especial de prática guiada “Como seu estilo de vida pode fazer você viver mais e melhor?”, com as doutoras Juliana Schulze e Louise Montesanti.
A participação nos dias 08 a 11 é gratuita, e as atrações serão transmitidas pelo canal do U+ Festival no Youtube @universofestival. Para o dia 12, os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://www.sympla.com.br/evento/u-festival/1876752 .
Serviço:
U+Festival
Data: De 8 a 11 de março em formato on-line
Disponível: Canal do Youtube – @universofestival
Data: 12 de março, em formato presencial
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/u-festival/1876752
Endereço: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo | SP
Mais informações e programação completa: www.umaisfestival.com.br