Unicesumar abre cinco residências médicas
Especialidades serão implantadas em parceria com o Hospital Municipal de Maringá e irão beneficiar a população no atendimento
Numa parceria efetivada com o Hospital Municipal de Maringá, nesta terça-feira, a Unicesumar irá oferecer a partir deste ano cinco residências médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. As residências funcionarão dentro do HM com supervisão da Comissão de Residência Médica (Coreme) montada pela instituição.
Para abrir os cursos, foi necessário à Unicesumar obter aprovação do Conselho Nacional de Residência Médica e credenciamento do Ministério da Educação. As portarias autorizando o funcionamento já foram publicadas no Diário Oficial da União e a partir de então a instituição está apta a oferecer a formação. Serão duas vagas para cada especialidade e as residências começam no dia 1º de março.
Durante a assinatura do convênio com o prefeito Roberto Pupin, o reitor Wilson de Matos Silva, disse que as residências médicas são uma conquista tanto para a instituição quanto HM, “que irá receber novos profissionais para colaborar no trabalho de atendimento à população”.
Para o prefeito Roberto Pupin, trata-se de um apoio que o município recebe para a saúde. “Nós agradecemos à Unicesumar por esta parceria.” Já a secretária municipal de Saúde, Carmem Inocente, disse que o hospital fará de tudo para contribuir com a formação dos novos médicos e pretende intensificar principalmente as cirurgias. “Será uma excelente contribuição aos usuários do SUS”, destacou.
Além de referência em dengue e HIV para toda a região, o HM realiza cerca de 400 cirurgias de pequeno e médio porte por mês. Com os residentes e os médicos preceptores que atuam junto a eles, poderá ter um incremento no número de cirurgias e atender a demandas reprimidas em algumas áreas, segundo a diretora da unidade, Marly Maçaneiro.
Visando viabilizar a atuação dos médicos residentes, a Unicesumar realizou obras de contrapartida ao hospital. Espaços para consultórios, ambulatórios, biblioteca médica e transferência do laboratório de análises clínicas para uma nova área estão entre as obras já concluídas.
Processo seletivo
A Unicesumar realizará o primeiro processo seletivo para a entrada dos residentes, no dia 24 de fevereiro. Podem participar profissionais graduados em medicina de curso reconhecido pelo MEC e médicos com diploma estrangeiro revalidado no Brasil. Todas as vagas são contempladas com bolsa/remuneração oferecida pela própria instituição.
O período de inscrições para o processo seletivo será de 8 a 22 de fevereiro pelo site da instituição ([www.unicesumar.edu.br]www.unicesumar.edu.br). O edital estará disponível em breve na página eletrônica da instituição e na secretaria do Coreme, no Hospital Municipal.