UTI: Kits de pintura aceleram recuperação de pacientes
Ação faz parte de projeto de humanização hospitalar do Hospital VITA
O sucesso do tratamento e recuperação de pacientes está diretamente ligado ao ambiente hospitalar. Vários estudos demonstraram que o "clima" dentro dos apartamentos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados clínicos.
Por isso, há mais de 10 anos, o Hospital VITA tem uma preocupação constante com o bem-estar de pacientes e colaboradores, além do princípio ético e de qualidade. As unidades do grupo desenvolvem diversos projetos de humanização, como exposições de artes, visitas de personagens infantis, palhaços, corais, entre outras ações.
Com o intuito de ampliar essas práticas de humanização nas UTIs, o VITA passou a distribuir kits de pintura e passatempo para os pacientes internados. Além de desenhos e mandalas para colorir, quem está na UTI do hospital também pode fazer atividades como caça-palavras, Sudoku e palavras cruzadas.
De acordo com a coordenadora de Psicologia do Hospital VITA Curitiba, Raphaella Ropelato, oferecer apoio psicológico e ofertar atividades que possam ser realizadas dentro deste ambiente têm como objetivo ampliar as estratégias de enfrentamento, manter funções cognitivas e atingir uma resposta de relaxamento. “Sabe-se que o momento do adoecimento e internação hospitalar é gerador de estresse e ansiedade, situações estas que podem comprometer o restabelecimento da saúde”, explica.
As UTIs do VITA oferecem ainda um projeto de permanência de familiares, com visitas estendidas, e práticas de voluntariado - como os Doadores D’Alegria, grupo que tem como objetivo levar a alegria aos pacientes hospitalizados, bem como a seus familiares e à equipe de saúde, por meio da “arte do clown”.
Segundo o diretor clínico do Hospital VITA, Luiz Fernando Kubrusly, cirurgias minimamente invasivas também compõem o programa de humanização. “Estamos fazendo procedimentos cada dia menos invasivos. Mesmo assim, as práticas ainda submetem o paciente, na grande maioria das vezes, a permanecer em UTIs. Trabalhamos diariamente para aliviar essa preocupação, tornando o ambiente mais leve e humanizado”, explica.
Ele destaca também que o objetivo destas ações é transformar o hospital em "miniambientes" que tirem essa imagem. "Há vários anos, o VITA oferece quartos dentro da UTI. Desta forma, uma pessoa de confiança do paciente pode ficar por perto durante a internação, deixando a pessoa mais tranquila e com possibilidade de uma recuperação mais rápida", ressalta.
Além disso, as práticas de atividades lúdicas também ajudam no processo de alta hospitalar. "A pessoa começa a se movimentar, a raciocinar e ter vontade de voltar para o convívio social. Esse 'enriquecimento ambiental' promove uma mudança de comportamento importante", argumenta Kubrusly.
Além dessas ações, o Hospital VITA foi pioneiro na utilização de videogames na recuperação de pacientes. A chamada "gameterapia" ajuda os pacientes a aceitarem melhor o tratamento, de maneira divertida. Desde 2009, a unidade de Curitiba utiliza o Nintendo Wii, beneficiando centenas de pacientes.