Volta às aulas

Volta às aulas

Após quase dois meses de férias, está chegando a hora de retomar a rotina escolar. Para muitas crianças, a volta às aulas é um período que mistura diversas emoções. Elas se mostram agitadas e ansiosas para o primeiro dia, mas ao mesmo tempo ficam chateadas pelo fim dos momentos de descanso e lazer com a família.

Para que os estudantes se adaptem ao ritmo e rotina de estudos, é preciso despertar neles o prazer em ir para a escola. Segundo a psicopedagoga e diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira, o papel da família é fundamental nesse processo.

“Sair para comprar o material escolar, os uniformes e reestabelecer os horários alguns dias antes do início das aulas ajuda muito. Para que o organismo da criança se acostume, é bom também que os pais a coloquem para dormir e acordar nos horários corretos”, explica Esther.

Outra dica da psicopedagoga é que a família faça um passeio pela escola para que a criança reveja o espaço e os professores. “Esse gesto faz com que a saudade dos amigos e do ambiente escolar fale mais alto", afirma a psicopedagoga.

A volta às aulas é um acontecimento que ocorrerá incontáveis vezes na vida da criançada, mas a cada ano trará novos sentimentos e expectativas.  “Ir para a escola é um dos momentos mais importantes da vida dos pequenos, pois é nesse ambiente que eles aprenderão não só os conceitos teóricos como também a conviver com outras crianças e as maneiras de se comportar em um grupo”, conta a diretora.

Preparação

Diferente das escolas municipais e estaduais, as aulas do primeiro semestre na Escola Atuação começarão antes do feriado de Carnaval. Para que a adaptação seja feita de forma gradativa e sem traumas, os alunos do Maternal ao 2º ano iniciam as atividades dois dias antes dos demais, neste ano será na quinta-feira (1° de fevereiro). Na sexta (02), é a vez das crianças do 3° ao 7° integral e na segunda-feira (05), as aulas iniciam para os alunos maiores.

"Fazemos essa preparação para que os pequeninos não se apavorem ou se surpreendam com o volume de pessoas diferentes. Nesses dias todos da escola se unem com o propósito de deixar as crianças seguras e felizes. Dessa forma garantimos que o processo de aprendizagem seja positivo durante todo o ano", revela a psicopedagoga.