Wine South America 2025 - A convite da Agência ICE, sommelier Gianni Tartari comanda masterclasses no Pavilhão Italiano  

Wine South America 2025 - A convite da Agência ICE, sommelier Gianni Tartari comanda masterclasses no Pavilhão Italiano

São 22 rótulos de espumantes, brancos e tintos produzidos por vinícolas das regiões da Câmpania, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Piemonte, Puglia, Sardegna Sicília, Toscana e Vêneto

A ICE - Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália – promoverá, entre os dias 6 e 8 de maio, durante a 5ª edição da Wine South América, masterclasses conduzidas pelo sommelier Gianni Tartari, especialmente convidado para conduzir a apresentação e degustação de 22 diferentes rótulos de vinhos brancos, tintos e espumantes, produzidos pelas vinícolas expositoras do Pavilhão Italiano.

No dia 6/5, o tema será Da mineralidade friulana à força do sul: estilos autênticos e contrastes que revelam a alma do vinho e italiano. No dia 7, Tartari destaca Ilhas, vulcões e tradições centenária: a Itália que encanta pela diversidade e surpreende pela precisão; e no dia 8/5, é a vez dos Territórios históricos, tintos de caráter e elegância em movimento: o grande final da viagem italiana.

Integram as masterclasses os rótulos 24 Carati Aglianico del Taburno DOCG, 2019 (Campania), Amarone della Valpolicella DOCG Barriques, 2018 (Vêneto), Barberis Passe-Partout Brut – Vino Spumante di Qualità Metodo Classico (Piemonte), Belledaisy Chianti Classico DOCG, 2022 (Toscana), Blasio - Cannonau di Sardegna DOC Rosso, 2019 (Sardegna), Ciliegiolo Maremma Toscana DOC (Toscana), Espumante Asti Secco DOCG Five Stars (Piemonte), Friulano (Tocai Friulano) DOC Friuli, 2022 (Friuli-Venezia Giulia), Gelso D’Oro Nero di Troia Puglia IGP (Puglia), Greco di Tufo DOCG (Campania), Il Rosso di Ludovico (Sicilia), La Tota Barbera d’Asti DOCG, 2023 (Piemonte), Metodo Classico Dosaggio Zero (Lazio), Montesicci - Nasco di Cagliari DOC Bianco, 2023 (Sardegna), Oro Falanghina del Sannio (Campania), Pinot Grigio DOC Friuli Isonzo, 2024 (Friuli-Venezia Giulia), Pinot Grigio DOC Rosé delle Venezie, 2024 – Bosco del Merlo (Vêneto), Prendas - Vermentino di Sardegna DOC Bianco, 2024 (Sardegna), Refosco Dal Peduncolo Rosso DOC Grave del Friuli, 2022 (Friuli-Venezia Giulia), Rosso Campania IGP Trecciaia, 2021 (Campania), Rosso Riserva “Alma” DOC Friuli Aquileia, 2020 (Friuli-Venezia Giulia), Tornatore Etna Bianco DOC, 2024 (Sicilia).Sobre Gianni Tartari

O sommelier tem mais de 35 anos de experiência, é bicampeão do concurso de Melhor Sommelier do Brasil (1991 e 1994), representou o país em três concursos mundiais e possui certificações como Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers e WSET Level 3.

Tartari atuou como chef sommelier em restaurantes de prestígio, como Fasano, Parigi, Hotel Emiliano e Ristorantino, além de ter desenvolvido cartas de vinhos para diversos estabelecimentos no Brasil. Também trabalhou em importantes importadoras, como Expand, Enoteca Fasano, WINE, World Wine e Winebrands.

Atualmente, Gianni é coordenador do curso de serviço de vinhos da ABS-SP e professor da The Wine School Brasil para os cursos WSET. Além disso, é responsável pela seleção de vinhos da Azul Linhas Aéreas e oferece o curso online "Mentoria em Vinhos", que já formou mais de 1.600 alunos no Brasil e no exterior.

A Itália na Wine South America

As 23 empresas que integrarão o Pavilhão Italiano na feira vão apresentar 256 vinhos oriundos de 15 das 20 regiões do país europeu: Abruzzo, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Vêneto. No total, são 49 rótulos do Vêneto, 28 da Toscana, 25 do Friuli-Venezia Giulia, 24 da Puglia, 20 do Piemonte e 18 da Campania, para citar os mais numerosos.

Entre elas, estão empresas que produzem 100 mil garrafas por ano a grandes grupos com operações em mais de uma região italiana e produção superior total a 20 milhões de garrafas.

Além dessas 23 empresas do Pavilhão Italiano, outras 24 organizaram participações autônomas, perfazendo um total de 47 expositores italianos, o que representa um aumento, em relação à última edição, de mais de 100%.

Sobre a ICE

A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais

Serviço:

Pavilhão Italiano na Wine South America 2025

Bento Gonçalves, 6 a 8 de maio

Das 12h00 às 19h00

Estades: F11 a F36

www.italianwines.com.br 

www.winesa.com.br