1ª Amostra de Moda Autoral/Curitiba (AMA) reúne a criação dos ateliês locais
Evento será realizado entre 10 e 12 de setembro, na sala Paranaguá do Memorial de Curitiba, com desfiles de nove marcas locais, que se destacam pela identidade e inovação
Curitiba ganha entre os dias 10 e 12 de setembro um evento voltado para quem produz, consome e, sobretudo, para quem ama a moda. A 1ª Amostra de Moda Autoral/Curitiba (AMA) reunirá nove marcas na Sala Paranaguá do Memorial de Curitiba com desfiles que resumem o que de melhor e mais original é produzido nos ateliês curitibanos, roupas e acessórios que representam o caráter autoral e atemporal da nossa criação de moda.
A iniciativa da AMA é do produtor Paulo Martins e da jornalista Nereide Michel, parceiros de longa data, igualmente “amantes” da moda local e que trazem na bagagem a produção de eventos como Curitiba Fashion Art e Paraná Business Collection. Participam desta primeira edição Rodrigo Alarcón (acessórios de luxo), Marcos Novak (bolsas), Rêve, Reptília/GuerraGalas, Gildo Kist, Damatta, ABÔ e Daisy Rieke (calçados). O designer e professor de moda Silmar Alves, um dos mais representativos criadores de sua geração, é o estilista convidado desta edição inaugural. “Neste momento de dúvidas em relação à economia sentimos a necessidade de abrir um espaço para que os designers locais, que muitas vezes têm dificuldade em concorrer com as grandes marcas, mostrem seu talento e qualidade. Nossa proposta é envolver Curitiba em um circuito que enfatize a cidade como referência em moda e design”, destaca Nereide.
Para Paulo Martins, a AMA é a prova da vocação de Curitiba para os ateliês, onde são produzidas peças com selo de qualidade e forte identidade local. O foco é apresentar uma moda com DNA próprio para um público que busca produtos e ações com conteúdo e informação fortalecendo uma cadeia de negócios baseada na economia criativa. “Na curadoria desta primeira mostra procuramos selecionar marcas que representam a diversidade e o caráter autoral da nossa moda. Em comum, esses estilistas têm a preocupação, não apenas com o design, mas também com um modelo de produção ético e responsável socialmente”, observa Paulo.
Além dos desfiles de moda autoral, a AMA irá se desdobrar em outras ações direcionadas a destacar a importância de um setor sob a perspectiva de uma atividade movimentadora da economia local e a proporcionar a oportunidade para que novos talentos sejam estimulados a seguir pelo caminho da criatividade e inovação como designers. Na véspera do evento, no dia 9 de setembro, será realizado o 3.o Encontro de Designers de Moda, promovido pelo IMOP (Instituto de Moda do Paraná) e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), com uma rica programação de palestras e cases de marcas que obtiveram êxito no mercado tendo como premissa o design, a inovação e a ousadia. O encontro tem como tema “Criar, Comunicar e Lucrar”, um triunvirato de palavras que resume as necessidades das marcas atualmente.
Idealização e Coordenação: Paulo Martins e Nereide Michel
Realização: IMOP/Instituto de Moda do Paraná
Produção: OX Comunicação de Moda Produções e Eventos
Coordenação geral: NaModa Comunicação de Estilo
Apoios: Fundação Cultural de Curitiba, Agência Curitiba, IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, Lady & Lord - Centro de Formação de Profissionais da Beleza, Bendita Catarina, Mirrage Convites e Design e Dani Brito Bureau de Comunicação