Acordes da Primavera leva Hélio Brandão, Mano a Mano Trio, Daniel Migliavaca e Mario Conte para o MON

Acordes da Primavera leva Hélio Brandão, Mano a Mano Trio, Daniel Migliavaca e Mario Conte para o MON

Em um caminhão-palco projeto promove cultura gratuita para a população no “Parcão” do Museu Oscar Niemeyer

No próximo final de semana, dias 17 e 18 de outubro, acontecem no MON as últimas apresentações do projeto Acordes da Primavera, uma realização da Prefeitura de Curitiba e da CANAL/mkt. Serão dois shows no sábado e dois no domingo com importantes nomes da música instrumental curitibana e brasileira. As apresentações são gratuitas e abertas a toda comunidade. 

No sábado, música brasileira e jazz. O show começa às 15h, com o trio de cordas brasieliras Daniel Migliavacca (bandolinista), Julião Boêmio (cavaquinista) e Gustavo Moro (violonista). Logo em seguida sobe ao caminhão-palco Hélio Brandão Trio, músico curitibano reconhecido como um dos maiores instrumentistas de jazz do país. 

Domingo os primeiros músicos a se apresentarem é a composição jazzística do Mário Conde Trio, com Mario Conde na guitarra acústica, Alex Correa no piano e Glauco Sölter no baixo. E para fechar com chave de ouro, às 16h30, o show fica por conta de Mano a Mano Trio, grupo reconhecido internacionalmente que traz composições da música popular brasileira na forma instrumental, formado  por Sérgio Albach (clarinete e clarone), Glauco Sölter (baixo) e Vina Lacerda (percussão). 

O objetivo do Acordes da Primavera é promover a música de qualidade de forma gratuita e torná-la acessível a todos os curitibanos. Uma oportunidade de se apreciar boa música ao ar livre, aproveitando o tempo agradável da primavera nas praças da cidade. As apresentações acontecerão durante o mês de outubro e a curadoria musical é do músico Glauco Sölter. 

PROGRAMAÇÃO ACORDES DA PRIMAVERA:
(Em caso de chuva os shows serão reprogramados)

 

Dia 17/10 – Parcão do Museu Oscar Niemeyer

15h: Daniel Migliavacca Trio.

16h30: Hélio Brandão Trio.

 

Dia 18/10 – Parcão do Museu Oscar Niemeyer

15h: Mário Conde Trio 

16h30: Mano a Mano Trio. 

O projeto Acordes da Primavera é parte do projeto Curitiba Zero Grau, uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo e da CANAL/mkt. O patrocínio é da CCV - Chevrolet e do Instituto Joel Malucelli, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Viapar. Promoção RPC.

 

Daniel Migliavaca, Julião Boêmio e Gustavo Moro

Este show é um encontro de cordas brasileiras entre o bandolinista Daniel Migliavacca, o cavaquinista Julião Boêmio e o violonista Gustavo Moro. Os três músicos iniciaram suas trajetórias musicais através do samba passando pelo choro e a música instrumental. O repertório possui composições de Daniel e Julião, além de clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho, entre outros. O trio promete brindar o público com belas melodias e improvisos em que a técnica está a serviço da boa música. 

Hélio Brandão Trio

Na carreira de Helinho Brandão, como é conhecido o músico, há importantes premiações como o Troféu “Chiquinha Gonzaga” – Dez Melhores Discos de 84, no Rio de Janeiro, com composições em parceria com Chico Mello, e também o Prêmio “Bianca Bianchi 2002”, de melhor instrumentista de jazz. Do casarão Brandão, nas Mercês, ecoaram sons de violino, cello, flauta e saxofone – instrumento escolhido por Hélio Brandão, compositor curitibano e quarto dos sete filhos do casal Hélio e Ophélia. O apreço pela música conduziu Hélio (o filho) a uma carreira musical que soma mais de 30 anos. Apesar da grande influência jazzística na vida e obra de Brandão, ele passeia,constantemente, por outros estilos musicais, como a MPB e o erudito. 

Mario Conde Trio

Os músicos Mario Conde (guitarra acústica), Alex Correa (piano) e Glauco Sölter (baixo acústico) se reuniram recentemente e resolveram explorar um conceito novo dentro da música instrumental universal, em busca de uma inovação para o cenário já viciado em padrões repetidos à exaustão do jazz.  Utilizando instrumentos acústicos eles experimentam diferentes tipos de abordagem rítmica, mesclando compassos compostos, retirando a referência das batidas mais tradicionais, criando um ambiente onírico para o público flutuante.  

Mano a Mano Trio

O grupo de música instrumental brasileira Mano a Mano Trio desenvolve um trabalho que valoriza a música brasileira através de um repertório de obras reconhecidas do cancioneiro popular  e das vertentes modernas da música. Formado  por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Sölter (contrabaixo) e Vina Lacerda  (percussão), o grupo apresenta uma formação não usual de sonoridade peculiar, distinguindo-se pelos  arranjos elaborados mesclados à improvisação.  Formado em 2008, o primeiro CD homônimo do trio foi lançado em 2011 e traz  obras de autores brasileiros consagrados e autorais. Convidado para se apresentar em  diversos festivais de música no Brasil,  América Latina e Europa, com destaque para  o Festival Usinesonore (Suíça), Percfest (Itália) e Centenário de Machu Picchu (Peru),  o grupo vem se destacando em seus concertos pela “roupagem” que dá as músicas, elaboradas a partir de distintas influências como  o choro, a música erudita, o jazz e a cultura popular.