Apps de mobilidade discutem segurança em Curitiba
A reunião, convocada pelo vereador Tico Kuzma, foi realizada na tarde desta terça e contou com a participação de representantes das empresas e do poder público
Na tarde desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, representantes das empresas de aplicativos para transporte de passageiros, entre elas a 99, participaram de uma reunião na cidade de Curitiba, onde foram discutidos temas para a melhoria na segurança para os motoristas parceiros e, também, para os usuários destes serviços. Realizada na Secretaria Municipal da Defesa Social, a reunião foi convocada pelo vereador Tico Kuzma e contou com a participação de diversos representantes do poder público, entre eles Guilherme Rangel (Secretário da Defesa Social), Fábio Amaro (Delegado de Homicídios) e Carlos Celso dos Santos Junior (Representante da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná).
De acordo com Raul Montenegro, coordenador de comunicação para segurança da 99, principal startup nacional de mobilidade urbana, a reunião foi muito útil e mostrou que as empresas estão trabalhando intensamente para garantir a segurança dos motoristas e passageiros. “Esse é um tema fundamental para o nosso segmento, e estamos trabalhando muito para atingirmos níveis de excelência quando o assunto é segurança. A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais: promover transporte rápido, econômico e seguro”, comenta Montenegro.
Para garantir um serviço cada vez mais seguro, a 99 montou uma equipe de mais de 30 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e, até mesmo, psicólogos. “O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dedicado exclusivamente à proteção dos usuários. Usamos tecnologia de ponta para focar especialmente na prevenção”, detalha. Além disso, a 99 desenvolveu uma série de funcionalidades ligadas a segurança, entre elas o mapeamento de zonas de risco que envolve inteligência artificial, monitoramento do perfil dos passageiros e todas as corridas em tempo real, disponibilização de um canal de atendimento exclusivo para casos de segurança (0800-888-8999), verificação de todo o histórico dos condutores, opção por não receber pagamento em dinheiro, seguro contra acidentes pessoais e canais de orientação.
Com todos esforços na área de segurança, a 99 conseguiu reduzir a quantidade de incidentes durante as corridas em 80% de julho (mês de criação da área de segurança) para dezembro de 2017. O levantamento leva em consideração situações de risco como ocorrências policiais e acidentes de trânsito. “Todas as nossas ferramentas se mostraram muito importantes para que atingíssemos esses números extremamente relevantes. A inteligência artificial, por exemplo, previne que criminosos entrem no carro ou que peçam corridas. Já para os passageiros, garantimos que os nossos motoristas passam por uma checagem completa, além de uma avalição completa. Dessa maneira, conseguimos oferecer um serviço cada vez mais seguro para todos os usuários”, detalha Raul Montenegro. Para completar, a 99 se colocou à disposição das autoridades, caso seja necessário, para apresentar sua central de segurança e facilitar a relação com as autoridades públicas.