Atleta paranaense será um dos destaques da Categoria Master na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard 2023

Atleta paranaense será um dos destaques da Categoria Master na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard 2023

Atleta paranaense será um dos destaques da Categoria Master na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard 2023

Próxima etapa acontece de 31 de agosto a 03 de setembro em Barra do Jucú, Vila Velha/ES 

A atleta paranaense Pérola de Souza, que ficou afastada das competições de bodyboard durante 8 anos, retornou ao circuito e dessa vez pra ganhar destaque na Categoria Master. A categoria é formada por atletas com mais de 35 anos. No Circuito Brasileiro de Bodyboard 2023, a atleta já garantiu duas colocações importantes (3° lugar no Espírito Santo e 5° lugar no Paraná), além de estar na 3ª colocação no ranking anual. Pérola de Souza está se preparando para a próxima etapa que acontecerá na Barra do Jucú, na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, de 31 de agosto a 03 de setembro.

A decisão da atleta em voltar as competições veio por conta de duas motivações: a primeira é a saúde física, já que competir fez com que a bodyboarder voltasse a ter mais disciplina consigo mesma para evitar problemas congênitos como a osteoporose e problemas cardíacos, comuns na sua família; e a segunda motivação é a saúde mental. Para Pérola, conviver com pessoas jovens e cheias de sonhos trouxe mais sentido a essa nova fase da sua vida. "Comecei a treinar com dois atletas, pai e filha que estão se dedicando as competições. Eles me procuraram para que a Mayra tivesse práticas de yoga com ênfase em bodyboarding. Na construção dessas práticas despertou em mim, novamente, a energia de competidora que estava adormecida em mim", conta Pérola. “Aos 14 anos, Mayra Gonçalves é a atual líder do Circuito Brasileiro de Bodyboard pela categoria Open e a companhia ideal para fortalecer a motivação da equipe”, completa Pérola. Mayra Gonçalves, natural de São Sebastião/SP, atualmente mora em Pontal do Paraná/PR e compete pelo município nos principais circuitos do Bodyboard.

Curitibana e frequentadora nata do Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, desde a barriga da mãe, Pérola de Souza, hoje com 50 anos, comemora uma vida inteira próxima ao mar. A atleta morou na praia com os avós na infância e só voltou para Curitiba porque precisava estudar e não havia escola onde morava. Mesmo assim, descia todos os feriados e passava as férias no litoral e por conta disso brincava com pranchas de isopor, boias de caminhão e subia nas canoas. Diante desse contato com a beira da praia teve a oportunidade de conhecer o Bodyboarding aos 15 anos e desde então nunca mais parou de pegar onda.

Com um preparo físico especialmente desenvolvido para o esporte, Pérola começou nas competições no Paraná e seus resultados a levaram para outras competições estaduais, circuito brasileiro e até mesmo o circuito mundial. Pérola já representou o Brasil no Hawaii, Portugal, Venezuela e Chile onde chegou a 13ª colocação no Mundial de Antofagasta e 7º lugar no Latino Americano de Arica (El Gringo – considerada a onda mais perigosa do mundo) – no Chile em maio de 2013.

Atualmente a atleta trabalha pelo esporte como Vice-Presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding, além de atuar como locutora de Praia e de Web nos principais eventos do Brasil. Há 11 anos a atleta faz diariamente o boletim das ondas com audiência de 40 mil visualizações por mês direto pelo Instagram @Waves.vibration.

A atleta conta com títulos importantes na sua carreira como:

- 5ª colocada - Circuito Brasileiro - PR – 2023

- 3ª colocada - Circuito Brasileiro - ES - 2023

- Campeã Paranaense Master 2021

- 7ª colocada El Gringo - Latino Americano - Chile 2013

- 13ª colocada Gran Slan Mundial de Bodyboarding - Antofagasta - Chile 2013

- Campeã do Surf Girl Festival 2012

- Bi-campeã do Camboriú bodyboard Challenge 2011/2012

- Tri-campeã Catarinense Profissional 2008/2010/2012

- Bi-campeã Paranaense Profissional 2007/2009

- Top 5 do Circuito Brasileiro 2009

- 5ª Colocada Latino Americano 2007

Em paralelo com sua vida no mar, Pérola de Souza também atua como psicopedagoga, terapeuta e professora de Yoga, aproveitando também essas graduações nos projetos com escolas de bodyboarding desde 1999.

Para levantar fundos para as competições, Pérola recebe o Auxílio atleta de Pontal do Paraná e criou um bazar online com economia sustentável. "As pessoas que doam roupas e objetos, ficam felizes em desapegar e quem compra fica feliz por encontrar o que procurava por um preço bem mais baixo que o mercado. E todos ficam felizes por me ajudar nessa minha nova fase de atleta", comenta. 

Mais informações:

Instagram: @perola.desouza

Contato: (41) 99627-3015

Próxima competição: 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard

Bazar online para arrecadar fundos: http://peroladesouza.blogspot.com/p/bazar.html?m=1