Capacitação é última cartada de bares e restaurantes para combater a crise
De olho no setor que vem sofrendo as consequências da recessão, Universidade Positivo lança curso de Criação e Gestão de Bares e Restaurantes
Foi-se a época em que ter uma boa mão na cozinha e um tempero especial era o bastante para ter sucesso com bares ou restaurantes. Para sobreviver às oscilações do mercado, estabelecimentos de Curitiba estão tomando medidas como troca do chefe de cozinha, adaptação do cardápio, mudança de imóvel, redução de pessoal, adaptação nos preços e até mudança de posicionamento. Mas muitas dessas ações parecem não estarem surtindo efeito, tendo em vista a quantidade de estabelecimentos fechados desde o início do ano.
"Para fugir desse fim e driblar a crise econômica, é preciso buscar capacitação", orienta o professor Marcelo do Carmo Rocha, que vai ministrar em Curitiba o curso de extensão "Como Montar e Administrar Bares e Restaurantes", da Universidade Positivo (UP). Com 16 horas de duração, o curso aborda desde técnicas de implantação de estabelecimentos alimentares com os conhecimentos de pesquisa de mercado, informações sobre fluxo e gerenciamento de mercadorias, a procedimentos administrativos e técnicas gerenciais e operacionais.
"O tamanho do setor de alimentação fora de casa é enorme e, a cada estabelecimento que fecha, dezenas de trabalhadores ficam sem emprego e a população local perde opção e até um pouco da sua cultura local", ressalta Rocha. A intenção do professor é capacitar os gestores de bares e restaurantes para dar um olé na crise, pois alguém tem que pagar a conta no final.
As inscrições vão até 11 de novembro no site www.up.edu.br. As aulas acontecem nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro, das 13h30 às 17h30, no câmpus Ecoville da UP.