Contato com a natureza estimula desenvolvimento das crianças
Cada vez menos as crianças têm contato com a natureza. A tecnologia atual dos videogames, jogos, smartphones e desenhos animados prendem a atenção da criançada. A Escola Atuação defende a ideia de que para desenvolver a sensibilidade e apurar os cinco sentidos da criança, é preciso colocá-las em contato com o mundo.
“Brincar na terra, com os animais e ouvir os sons da natureza faz com que os pequenos descubram novas percepções. Além disso, o contato com a natureza proporciona uma expansão das atividades do cérebro, criação de novas redes neurais e o aumento das conexões entre os neurônios”, conta a psicopedagoga e diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira.
A psicopedagoga ressalta a importância dessa interação ao ar livre com base nos dados de um estudo recente apresentado na Pediatrics National Conference & Exhibition, em Chicago. “Essa pesquisa apontou que as crianças que têm áreas verdes em suas escolas demonstram níveis mais baixos de estresse, assim como um aumento em sua atividade física”, diz Esther.
Para proporcionar aos alunos esse contato com a natureza, a instituição organiza anualmente diversos passeios à Estação Ecológica Vô Caldinus – um terreno do próprio colégio destinado às atividades externas e localizado em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Confira abaixo a agenda de visitas da semana:
Datas dos passeios
- terça-feira (20) - saída às 8h e às 13h30
- quinta-feira (22) - saída às 8h e às 13h30
- sexta-feira (23) - saída às 8h e às 13h30
Local: Estação Ecológica Vô Caldinus (Endereço: Rua Jorge Laerte Isfer, 900, Vila David Antônio, Ferraria - Campo Largo)