Cor na medida certa
Profissionais da EFTM Arquitetura dão dicas de como deixar o banheiro mais colorido
Os banheiros costumam ser ambientes mais clean, neutros, onde a cor branca predomina. Mas isso não é uma regra, as cores podem ser inseridas no espaço de diversas maneiras e as arquitetas da EFTM dão dicas de como fazer isso em um projeto.
Os ambientes completamente brancos não são sem personalidade, muito pelo contrário, eles podem ter sido pensados para serem mais minimalistas ou contemporâneos. Mas para fugir do neutro, as cores podem ser colocadas aos poucos, em pequenos objetos e nas toalhas. Utilizar um tom neutro como preto, cinza, branco ou bege, junto com uma cor de destaque pode fugir do óbvio e tornar o ambiente charmoso. Uma alternativa é utilizar materiais coloridos no interior dos nichos ou em detalhes da marcenaria. Por outro lado, as cores podem estar no ambiente como um todo, nas paredes e até no teto. “Dependendo das combinações de cores e elementos, o banheiro pode ser transformado em um ambiente pop art ou high tech”, comenta a arquiteta da EFTM Thalita Miyawaki.
O segredo para não enjoar do local muito poluído é utilizar as cores fortes e desenhos chamativos em paredes que não serão vistas em todas as atividades realizadas dentro do ambiente. Algumas opções são os revestimentos, como os porcelanatos que hoje são encontrados em uma infinidade de estampas e cores. As pastilhas podem ser aplicadas de forma prática e sem sujeira. Também existem as pedras coloridas, como as bancadas de quartzo, e os papéis de parede com base de TNT e acabamento vinílico, como os de origem germânica, francesa e americana, que podem ser uma boa ideia. Além disso, é possível utilizar as cores em luzes e planejar um espaço com cromoterapia.
Tudo depende da personalidade do usuário ou do público que vai utilizar aquele espaço. Em banheiros sociais a ousadia pode ser evidente destacando cores fortes em uma parede inteira pintada ou revestida de pastilhas, como as arquitetas fizeram no ambiente executado para a loja Artesanal Mais, com foto anexa. Já nos banheiros particulares, o importante é verificar quais as preferências do cliente, para sugerir as possibilidades e minimizar os erros das cores. “Pessoas com personalidade forte normalmente optam por estampas exclusivas, cores marcantes ou relevos diferentes e não costumam seguir modismos, o que evita o cansaço dos objetos escolhidos. Já as pessoas mais calmas preferem cores neutras e desenhos mais discretos”, explica a arquiteta da EFTM Erika Fukunishi.
Segundo as profissionais, em uma reforma, os materiais coloridos podem ser instalados por cima dos revestimentos existentes. Assim, quando a pessoa cansar da cor, ela pode retirar com mais facilidade e voltar a ter um banheiro mais neutro.
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Erika Fukunishi – CAU/PR nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU/PR nº A53912-0
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas - Curitiba (PR)
Site: www.eftmarquitetura.com