Crostino, o aperitivo de pizza
Os famosos crostinos italianos são sucesso na rede de pizzarias Baggio
Um aperitivo muito comum na gastronomia italiana é o crostino, popularmente conhecido como crostini, que, no italiano, significa “pequena torrada”. Servidos no salão da pizzaria como cortesia ou para compra no balcão ou, ainda, via delivery, os crostinos são sucesso nas treze unidades da Baggio Pizzeria & Focacceria, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. As casas produzem seus próprios aperitivos a partir da massa das pizzas, a qual é temperada com sal e tem três diferentes sabores adicionais: orégano, parmesão ou lemon pepper.
Esses aperitivos de pizza da Baggio têm uma massa fina e crocante, e podem ser consumidos puros ou com cobertura de queijos, carnes, patês, funghi e molhos. Podendo ser servido em massa de pizza ou de pão, o crostino leva diversas coberturas e combina muito bem como “antipasti”, ou prato de entrada, e como acompanhamento de sopas e saladas, a qualquer hora do dia.
Flávio Bin, consultor de vinhos da Porto a Porto, empresa parceira da rede de pizzarias Baggio, sugere servir os crostinos com vinhos brancos ou com o espumante Brüt, ambos presentes na carta de vinhos das franquias. “Além desses vinhos, os aperitivos harmonizam muito bem com cervejas de cevada ou de trigo”, explica Bin.
A origem dos crostinos ainda é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Idade Média, quando os camponeses italianos costumavam fazer suas refeições usando pedaços de pão ao invés de talheres.