Dia do empreendedorismo feminino: ela criou a primeira fralda para pets do mundo e quer ajudar outras mulheres a realizar o sonho de empreender

Dia do empreendedorismo feminino: ela criou a primeira fralda para pets do mundo e quer ajudar outras mulheres a realizar o sonho de empreender

Por conta da frustração de não achar uma fralda para cães, Carol Vaz decidiu fazer uma em casa por conta própria

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ressaltar o papel da mulher no universo empreendedor. Cada vez mais elas estão almejando serem donas do próprio negócio, tanto que, de acordo com uma pesquisa feita pela 99 e Consumateca, 44% das brasileiras têm como maior sonho trabalhar por conta própria.

Atualmente é possível encontrar mulheres investindo em diferentes segmentos, desde aqueles voltados para o setor de beleza e saúde até o de carros e reparos automotivos. Um setor que também tem sido bastante explorado por elas é o pet. De acordo com o Sebrae, entre os anos de 2020 e 2021 foram criados cerca de 22,9 mil CNPJ em atividades ligadas ao mercado pet.

“Na verdade, eu me tornei dona do meu próprio negócio por acaso, pois eu tinha uma cachorra com um problema de saúde e que enfrentava um cio muito prolongado, então eu procurei uma fralda para pets nas lojas especializadas e não encontrei”, afirma Carol Vaz, criadora da Dog´s Care. Por conta da frustração de não achar uma fralda para cães, ela decidiu fazer uma em casa por conta própria.

Após vários testes, conseguiu criar o protótipo perfeito, e foi ali que a ideia de empreender começou a ganhar corpo. “Meu sonho era ser funcionária pública na área de direito, mas quando descobri que poderia ajudar outros tutores e pets e ainda lucrar com isso, decidi lançar a primeira fralda para pets do mundo”, explica Carol.

Foi então que, em 2006, a empresa foi lançada no mercado e a empreendedora teve de enfrentar vários desafios no início. “No começo eu produzia as fraldas no fundo de uma loja de bebidas com aquela máquina de fralda que vendia na TV, a maioria das pessoas ao meu redor ficavam meio desconfiadas se o negócio ia prosperar e se uma mulher iria conseguir dar conta de assumir essa responsabilidade”, pontua a empreendedora.

Mesmo com a desconfiança de alguns e os empecilhos do início do projeto, Carol decidiu seguir em frente e buscou se aprimorar e ouvir os conselhos de empreendedores mais experientes. “Nunca tinham visto uma fralda feita para cachorros, o que isso gerou um certo impacto nos consumidores que levaram um tempo para se acostumar com essa ideia. Sendo assim, decidi ampliar o portfólio e apostar em produtos mais tradicionais até a fralda se consolidar no mercado, como os tapetes higiênicos,”, diz Carol.

Além de enfrentar os desafios do universo do empreendedorismo, Carol teve uma agradável surpresa do destino e em 2012 teve o seu primeiro filho. Sendo assim, a empreendedora teve de conciliar sua rotina de empresária com os cuidados da maternidade. “No começo é um pouco complexo, mas com o tempo consegui equacionar minha rotina e as coisas foram se encaixando”, ressalta a empreendedora. 1 ano depois, em 2013, chegou o segundo filho, dessa vez uma menina. A criatividade e a perseverança foram importantes para não perder o controle.

Em 2015, a empresa quase quebrou. E foi através dos estudos da física quântica e da constelação sistêmica que ela conseguiu recuperar a empresa e chegar onde sempre sonhou chegar. Os ensinamentos que adquiriu como mãe e mulher empreendedora acabou inspirando Carol a compartilhar o seu conhecimento e sua jornada com outras mulheres. Sendo assim, ela criou a mentoria sistêmica para empreendedores, um processo de aprendizado que ajuda outras pessoas na condução de suas trajetórias ao empreendedorismo.

A empreendedora também compartilha doses de conhecimento para quem quer empreender de forma mais consciente com base em suas experiências através de uma página nas redes sociais, onde possui mais de 50 mil seguidores. Além do Brasil, hoje a Dog´s Care também está presente em locais como Paraguai, Chile e Bolívia. A marca também está apostando em produtos sustentáveis, como é o caso do ecotapete higiênico, um tapete lavável e reutilizável (+ de 240 lavagens) que imita fielmente um jornal e evita aquele descarte constante de jornais.

“Quero inspirar outras mulheres que sonham em empreender e mostrar que é possível sim ser bem sucedida, apostando em seus sonhos, ter tempo para curtir com a família e cuidar de si mesma. É possível ser próspera e ter uma vida espiritual e mental equilibrada”, finaliza Carol.

Sobre a Dog´s Care

Pioneira e inovadora, a empresa trouxe ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets, com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.

Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br