Escola também é lugar de aprender faxina
Vassoura, pano de limpeza, espanador e rodo. Para os alunos da Escola Atuação, estes materiais também fazem parte da rotina escolar. Desde 2000, o projeto Fazendo Acontecer - inspirado em modelos de escola europeias - incentiva a participação dos estudantes nos momentos de manutenção e organização dos espaços de aprendizagem. Além de viabilizar o trabalho educacional, tornando os ambientes acolhedores, agradáveis e motivadores, as atividades de limpeza são benéficas ainda para o desenvolvimento social dos alunos.
Todos os estudantes, do Maternal ao 9º ano, são envolvidos de alguma forma com a limpeza e organização dos espaços da escola. A participação dos alunos reflete em um comportamento positivo não apenas na escola (valorização do espírito de equipe, cooperação e disciplina), mas também em casa. "Eles percebem o quanto é importante que cada um faça um pouquinho para manter os ambientes limpos e passam a ajudar também em casa. Os pais nos agradecem bastante", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Quem dita as regras e orienta crianças são as faxineiras. Eles varrem o chão, tiram pó das carteiras, organizam as prateleiras e regam as plantas. A limpeza acontece durante o horário normal de aula e sempre é acompanhada pelo professor da turma. Depois, os alunos fazem relatórios para registrar como encontraram os espaços e como deixaram tudo depois da limpeza.