Estudantes abordam temas sociais em encontro simultâneo
Projeto Ser Cidadão, desenvolvido pelo Colégio Acesso, encerra com atividades em todas as unidades e inspira solidariedade entre o alunos durante o ano letivo
O Curso e Colégio Acesso em Curitiba promove no dia 31 de outubro, nas sete unidades do grupo, a exposição do Projeto “Ser Cidadão”. Durante todo o ano de 2015, os alunos participaram de diversas atividades relacionadas aos temas - Saúde – Influência dos Meios de Comunicação – Incentivo a Leitura – Drogas – Sexualiadade - Idosos, Crianças, Meio Ambiente e Carrinheiros - e todo o material produzido em sala de aula e desenvolvido na prática serão apresentadas para alunos, professores, pais e comunidade num grande encontro neste sábado.
Para o professor e superintendente do grupo, Ivo Lessa Filho, será um momento de colher os frutos plantados durante o projeto, que já exite há dois anos. “Nesse período, nós professores aprendemos muito com nossos alunos. Era esperado a participação deles, mas a criatividade nos surpreendeu. O resultado de todo o trabalho será visto dentro e fora das salas. Na vivência de cada um. Isso nos dá a certeza que estamos formando cidadãos conscientes”, afirma.
Em uma das ações, alunos do ensino fundamental abriram as portas da escola no bairro Hauer, para receber um grupo de pais e crianças atendidas pela Pastoral da Criança de Fazendo Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Entre apresentações teatrais idealizadas pelos alunos e registros em vídeos e fotos, o destaque foi para a participação dos convidados, que começaram tímidos, mas depois se juntaram ao grupo e cantaram na manhã de 3 de outubro.
Ainda no cronograma do Ser Cidadão, alunos da 2.ª série foram até a nascente do Rio Belém. Lá eles entenderão que o rio nasce limpo, sem os mal tratos declarados como é conhecido. “Eles viram que o rio não nasce com essa poluição que vemos aqui perto da escola. Isso os instiga a pensaram em soluções para o meio ambiente”, explicou a diretora Cláudia Santos.
Outubro Rosa
A campanha mundial de combate e prevenção ao Cancer de Mama também foi discutida entre os alunos. O assunto virou debate e esteve nas ruas. Dois grupos, do ensino fundamental, acompanhados de professores, abraçaram as árvores da região com laços cor-de-rosa, chamando a atenção de todos que passavam pela rua, à importância da prevenção. “Temos muitos casos de pessoas que não buscam ajuda. Os alunos são multiplicadores e o alerta serve para todos”, disse Cristiane Gambetta, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Cancer do Hospital Erasto Gaertner, uma das convidadas acompanhantes.
A participação dos pais também é fundamental neste dia 31 e há uma grande expectativa de participação nos eventos paralelos. O envolvimento dos alunos nas produções, de pais e parceiros, com as doações de alimentos, roupas, solidariedade e a conscientização foi grande. “Temos um compromisso direto com os alunos e indireto com os pais e responsáveis é a nossa direção. Acreditar no trabalhos dos educadores é pensar no futuro dos nosso estudantes. Estamos contentes com os resultados”, conclui o professor Ivo.