Fernando Meirelles e Marcos Magalhães, juntos em Curitiba no quarto encontro do #Conversarte
Duas grandes vozes da produção audivisual contemporânea compartilham com o público curitibano suas inspirações, pensamentos e ideias sobre a sétima arte
O penúltimo encontro do #Conversarte, projeto que já reuniu artistas dos mais diversos segmentos para conversas abertas com a plateia, será realizado no dia 15 de outubro, no Teatro Bom Jesus, com os cineastas Fernando Meirelles e Marcos Magalhães. A pauta inicial do evento aborda sobre a “Produção Audiovisual Contemporânea: Linguagens, Formatos e Indústria Cultural”. Construído em formato dinâmico, que incentiva o debate e a troca de ideias entre convidados e público, a expectativa é que essa conversa caminhe por segmentos como a economia, a sustentabilidade e a convergência da comunicação artística com a sociedade. Realizado pela Montenegro Produções Culturais, com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, por meio do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet, a proposta surge da necessidade de dar voz ao pensamento do artista e fomentar a produção cultural brasileira.
O casamento de Fernando Meirelles com Marcos Magalhães no palco instiga o pensar sobre as mais diferentes formas do fazer cinematográfico e seu leque de possibilidades. Com uma carreira já consagrada no cinema, o diretor Fernando Meirelles vem experimentando novos formatos de direção e recentemente estreou como diretor da Ópera de Georges Bizet, "Os Pescadores de Pérolas". Meirelles ainda se prepara para compartilhar junto com Andrucha Waddington e Daniela Thomas, a direção do espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. Já Marcos Magalhães é professor na Puc-Rio e um dos fundadores e diretores do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, hoje um dos cinco principais eventos de animação do mundo e o maior das Américas. Um de seus últimos trabalhos é o curta Homem Estátua, feito com a técnica inédita de animação de desenhos de modelo vivo.
A participação de referências da cena cultural curitibana no #Conversarte é também uma das suas premissas da sua realização. Com a curadoria de Tom Lisboa, o projeto que já trouxe três exposições inéditas para a cidade, promove a pré-estreia da quarta intervenção, no foyer do teatro Bom Jesus, dia 15 de outubro, com o título “Na Presença”, de Rafael Urban. A mostra reúne dois trabalhos em vídeo, sendo “Ovos de dinossauro na sala de estar” e “A que deve a honra da ilustre visita este simples Marquês?”, este realizado em parceria com Terence Keller. Os filmes têm como protagonistas, respectivamente, Ragnhild Borgomanero e Max Conradt Jr e foram apresentados em museus, cinemas e centros culturais, em espaços como o Centro Georges Pompidou, na França, e em eventos como o VideoBrasil e o Festival de Roterdã, na Holanda. A exposição permanece aberta a visitação até 26 de outubro.
A fim de ampliar o acesso aos temas discutidos no palco, o #Conversarte estende as suas asas até o Hospital Pequeno Príncipe e promove oficinas criativas de arte. Integrando a programação do projeto, serão dez encontros que levarão para as crianças um pouco das práticas artísticas que norteiam o projeto. De modo lúdico e divertido, profissionais das áreas de cinema, ilustração, fotografia, grafite e quadrinhos irão estimular a imaginação dos pequenos por meio da cultura.
A programação do evento encerra em novembro com o encontro de OSGEMEOS e Ronaldo Fraga em uma conversa aberta sobre “Enredo Brasil: Folclore, Lendas e Cotidiano no retrato da arte”, acompanhados pela exposição “Bicicletas e Grafitti”,de Thiago Syen.
Ingressos Conversarte
Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos: R$ 26,00 (Inteira) e R$ 16,00 (Meia Entrada).