Hospital Erasto Gaertner aumenta seu número de enfermeiros especializados para melhor atender seus pacientes
Buscando sempre oferecer o tratamento mais humanizado e o melhor atendimento, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) aumentou o número de enfermeiros especializados. Entre as principais estão Oncologia, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Gestão em Saúde. “O grande diferencial de uma instituição de combate ao câncer é seu nível de especialização. Atualmente, o Hospital Erasto Gaertner possui 83% do seu quadro de enfermeiros com pós-graduação, mestrado ou doutorado, o que nos garante uma melhor qualidade na assistência com experiência comprovada”, pontua Adriano Lago, superintendente do Hospital.
Esse crescimento está relacionado também com o aumento de casos da doença. Segundo o INCA, somente neste ano, deverão ser registrados 600 mil novos casos da doença, sendo cerca de 295,2 mil homens e 300,8 mil mulheres. Devido a esse aumento, a Cancerologia está se tornando uma especialidade essencial e complexa dentro da medicina. A importância do cuidado está cada vez mais abrangente do que apenas diagnosticar e tratar da doença, envolve todo um atendimento multiprofissional. Não é, simplesmente, o estudo dos tumores, de como eles se desenvolvem no organismo e o estudo dos possíveis tratamento, mas também de prestar todo o apoio psíquico e emocional para o paciente e sua família.
“Com um maior número de profissionais especializados, proporcionamos uma melhor qualificação em outras áreas da Enfermagem, o que abre um leque de enfermeiros qualificados que o HEG pode ter. Temos como objetivo principal atender os nossos pacientes sempre com o melhor serviço e esse aumento nos ajuda ainda mais a garantir esse atendimento”, afirma Heleno de Sousa Faria, coordenador assistencial do Hospital Erasto Gaertner.
Por ser uma instituição altamente especializada, além de hospital escola, é de suma importância o aprofundamento dos seus funcionários. Faria percebeu a importância de os enfermeiros terem algum tipo de especialização, por isso começou a incentivar a sua equipe a estudar, se aperfeiçoar. Dos 70 enfermeiros que trabalham no HEG, nem 50% tinham pós-graduação. Além de incentivar os colaboradores já contratados a se especializarem, a instituição começou a contratar apenas enfermeiros com, pelo menos, pós-graduação, mostrando a importância de ter profissionais multidisciplinares, mais qualificados para atender.
“Fui trabalhando com os enfermeiros, explicando a importância de ter uma continuidade no estudo após sua graduação. De estarmos nos aprofundando e nos aperfeiçoando na parte oncológica. Comecei a instigá-los. Em seis meses, mudou muito o perfil dos enfermeiros, de 40% para 83% de profissionais especializados concluídos ou em andamento. Quem é tratado no Erasto sente uma confiança maior, além de se sentir mais seguro, pois sabe que a equipe que está cuidando dele é especializada e por isso terá um tratamento com embasamento teórico e prático atualizado, finaliza Faria.
Serviço:
Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 - Jardim das Américas - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000